Tipos de selas para cavalos – Qual é a sela mais adequada para o meu cavalo?

Selas para cavalos

A sela é, juntamente com a embocadura, o acessório mais importante na equitação. No entanto, para que o cavaleiro e o cavalo se divirtam muito durante os treinos e passeios, a sela deve ajustar-se perfeitamente a ambos. Apresentamos abaixo alguns tipos de selas.

As partes da sela

  • Armação das selas

A armação, que é a estrutura base da sela, confere-lhe a sua forma. Esta base pode ser feita com diversos materiais, como por exemplo, madeira, fibra ou aço. Entretanto já existem selas sem armação. Estas permitem que o cavalo tenha mais liberdade de movimento.

  • O arção

O arção situa-se por cima do garrote. Nesta zona a sela não toca no cavalo, pois é onde se situa a coluna vertebral e, portanto, não deve sofrer muita pressão.

  • Almofada

A almofada é a parte estofada da parte interior da sela. É importante garantir que o estofo está distribuído uniformemente para não magoar o cavalo. Assim, é aconselhado que um profissional verifique a almofada da sela anualmente, pois a forma das costas do cavalo pode sofrer alterações. Neste caso é necessário proceder ao re-estofamento da sela.

  • Assento

Como o próprio nome indica, trata-se do local onde o cavaleiro se senta. Existem selas com vários tamanhos de assento, possibilitando assim ao cavaleiro escolher o que melhor se adequa ao seu corpo e prevenir problemas de saúde futuros.

  • Abas e suadouro

Nas partes laterais da sela encontram-se as abas, cuja forma e tamanho variam de acordo com o tipo de sela. Na parte frontal da sela encontram-se pequenas almofadas que protegem as pernas do cavaleiro. Por sua vez, os suadores encontram-se por baixo das abas e protegem o cavalo do seu próprio suor.

Tipos de selas

Selas personalizadas

Esta sela é a perfeita quer para o cavalo, quer para o cavaleiro, pois ajusta-se na perfeição às medidas anatómicas de ambos. É também muitas vezes a única solução para cavalos com formas dorsais muito específicas. No entanto há um senão: selas personalizadas são muito mais caras do que qualquer sela de alta qualidade que encontre numa loja.

Selas ajustáveis

Existem selas cuja armação e almofada se ajustam perfeitamente a cada situação de treino do seu cavalo. É a solução perfeita para cavalos jovens! No entanto, a forma desta sela deve ser ajustada regularmente ao seu cavalo por um profissional.

Selas com arções ajustáveis

Uma sela com um arção ajustável adapta-se à largura do dorso do cavalo. É uma boa alternativa para todos os cavalos que sofrem alterações anatómicas em função dos treinos e da época do ano. No entanto há um problema: selas com arções ajustáveis muitas vezes apenas parecem ter um tamanho adequado. Assim, deve ter especial atenção ao comprimento ideal da sela e potenciais pontos de pressão.

Selas sem armação

As selas sem armação estão na moda. Além disso, ajustam-se a qualquer dorso de cavalo, a qualquer idade, situação de treino ou a alterações de peso. Estas selas permitem ao cavalo maior liberdade de movimentos, precisamente por não terem armação. No entanto, o peso do cavaleiro não fica tão bem distribuído como com uma sela com armação. Assim, é essencial ter também um saddle pad anatómico que ajude a distribuir o peso do cavaleiro no dorso do cavalo.

Este tipo de sela é particularmente indicado para cavaleiros leves e para cavalos sem garrote ou com garrote pouco pronunciado. Em longos passeios, a falta de arção pode causar demasiado calor ao cavalo.

Os nossos artigos mais relevantes