Como cuidar a sua sela

Os cuidados corretos a ter com a sua sela e cabeções

Os acessórios para cavalos em couro são caros e por isso é importante tratar bem deles. Manter e cuidar do couro não é um trabalho transcendente e com dois ou três produtos garante que a sua sela e cabeções duram anos em excelentes condições.

Suor

O suor é o maior inimigo de qualquer peça de couro. Assim, depois de um treino árduo ou de um passeio no verão, deve lavar a sua sela imediatamente. Para isso use água tépida e uma esponja bem espremida para garantir que o couro fica apenas ligeiramente húmido.

Limpeza do couro

A limpeza é um aspeto crucial para manter a sua sela e cabeções em bom estado. Existem produtos específicos para lavar o couro, como por exemplo, sabão ou sprays, que têm em atenção as particularidades deste material e que são especialmente adequados para limpezas profundas. As substâncias contidas nestes produtos têm um efeito hidratante que evitam que o couro seque depois de estar em contato com a água. Assim, para limpar a sela deve usar uma esponja húmida com um dos produtos de limpeza específicos. Em seguida, deve passar uma toalha ligeiramente húmida em toda a sela. Desta forma a sua sela deve ficar completamente seca.

Cuidados com o couro

Existem também produtos específicos para tratar do couro. Estes devem ser passados sobre a sela com uma toalha macia. Em seguida, deixe o produto atuar por cerca de 20 minutos e remova o excesso, igualmente com uma toalha macia. Produtos para tratar o couro, como graxa, óleos e pomadas, nutrem a pele e mantêm-na flexível. No entanto, deve escolher um produto adequado aos materiais, por exemplo, a camurça não requer cuidados, mas selas ornamentadas ou cabeções entrançados devem ser limpos com óleo. Mas é importante usar o óleo para couro com moderação e passar um pano limpo nos seus acessórios após a aplicação. Pois, o óleo tem a desvantagem de obstruir facilmente os poros da pele.

O óleo para couro é especialmente indicado para peles lisas e ajuda também a tratar das botas de montar.

Onde guardar a sua sela

Produtos de couro devem ser mantidos sempre em locais secos e arejados, pois a humidade propicia a formação de bolor no couro, que o pode danificar. Além disso, o bolor solta esporos que facilmente aderem ao couro. Assim, é muito provável que o bolor se volte a formar mesmo em locais com pouca humidade, por isso é aconselhável que mantenha a sua sela num local adequado desde o primeiro dia.

Os nossos artigos mais relevantes