Diarreia nos coelhos This article is verified by a vet

diarreia nos coelhos_1-768×512

As fezes dos coelhos devem ser redondas, firmes e ligeiramente húmidas.

Devido à sua característica forma redonda, as fezes dos coelhos são fáceis de reconhecer. Se, de repente, as fezes do seu coelho se tornarem mais líquidas ou passarem de castanho-escuro para vermelho, é porque o animal está com diarreia. E já que a diarreia pode ser um problema sério nos coelhos, é importante saber quando deve consultar o veterinário.

A diarreia nos coelhos é perigosa?

Por norma, a diarreia nos coelhos trata-se com facilidade. Porém, se o animal desidratar a sua saúde pode ficar em risco. Nestes casos, é importante que seja examinado e tratado pelo veterinário, o mais depressa possível.

Sintomas: como identificar a diarreia nos coelhos?

O quadro clínico de diarreia nos coelhos pouco difere do dos humanos. Entre os sintomas mais comuns incluem-se:

  • As fezes tornam-se líquidas e a viscosas.
  • As fezes tornam-se cada vez mais pequenas e colam-se umas às outras.
  • Pode identificar-se muco e sangue nas fezes.
  • Um odor muito desagradável pode também ser sinal de diarreia.
  • O coelho mostra-se cansado, come menos e perde peso.
  • Se o animal tiver dores de barriga range os dentes e bate com as patas.

A diarreia provoca nos coelhos perdas de água e de eletrólitos, como o sódio. Em consequência, o equilíbrio eletrólito é perturbado. Se a diarreia nos coelhos for especialmente grave ou crónica, o estado de saúde do seu animal pode agravar-se drasticamente.

Quando é necessário ir ao veterinário?

Se em situação de diarreia o seu coelho apresentar algum dos sintomas abaixo é altura de ser visto de imediato pelo veterinário:

  • O animal fica imóvel e é impossível motivá-lo a mexer-se.
  • As orelhas e as patas estão muito frias.
  • As membranas da boca estão pálidas.

Para que o veterinário possa rapidamente identificar a causa da diarreia precisa de uma amostra de fezes. Assim, se possível, recolha algumas fezes e entregue-as ao médico. Este pode examinar as amostras para a presença de bactérias e parasitas, por exemplo.

Tratamento: como é tratada a diarreia nos coelhos?

Se a diarreia do seu coelho for ligeira, normalmente não é necessário um tratamento muito forte. O mais importante em caso de diarreia nos coelhos é restabelecer o equilíbrio hídrico, bebendo muita água. Para motivar o animal a beber pode, então, usar uma seringa com água.

Para fortalecer o organismo do coelho em caso de diarreia, o veterinário pode também prescrever vitaminas e eletrólitos e ainda medicação para melhorar a flora intestinal. Se, através da análise às fezes, o veterinário determinar que a diarreia é provocada por infeção, o seu patudo tomará antibióticos ou fará desparasitação.

Muita atenção: é essencial limpar a gaiola e o pelo do animal, pois as moscas gostam de pôr os ovos nas fezes dos coelhos. As larvas das moscas incubam em muito pouco tempo e, no pior dos casos, picam a pele do coelho.

Coelhos com diarreia precisam de beber muita água.

Tratamento de emergência

Se, em resultado da diarreia, o seu coelho já estiver inconsciente ou não conseguir ficar apoiado nas patas é sinal de que precisa de tratamento de emergência. Nesta situação, o veterinário injeta-lhe fluidos e eletrólitos diretamente nas veias ou debaixo da pele, para reduzir a perda de líquidos.

Causas: quais os motivos para a diarreia nos coelhos?

São inúmeras as causas para a diarreia nos coelhos. Porém, algumas só provocam diarreia quando o sistema imunitário está enfraquecido pelo stress ou outras doenças subjacentes.

O quadro abaixo apresenta as principais causas de diarreia nos coelhos, divididas entre infeciosas e não infeciosas:

Causas infeciosas

Causas não infeciosas

Parasitas intestinais (nematoda, coccidiasina, giardia) Intolerâncias alimentares, mudanças muito drásticas na alimentação, ingestão de objetos indegestíveis (palha ou plástico, por exemplo) ou comida muito fermentada ou com bastante açúcar
Doenças virais (coronavírus, rotavírus) Ingestão de plantas venenosas (por exemplo, oleandro) ou medicamentos
Infeções intestinais bacterianas Stress devido à chegada de novos animais ou a muito ruído
Leveduras Problemas dentários

Prevenção: como prevenir a diarreia nos coelhos?

A maioria dos coelhos fica com diarreia se ingerir comida de má qualidade ou estragada. Embora os coelhos gostem de fruta e legumes frescos não os devem comer em demasia.

Isto deve-se ao facto de não conseguirem digerir bem açúcar e amido. Assim, para prevenir diarreia nos coelhos ofereça mais feno e forragem de boa qualidade. Além de uma dieta equilibrada, o animal deve ter sempre água fresca ao seu dispor.

Para reduzir o risco de doenças infeciosas deve providenciar uma boa higiene na gaiola. Substitua a palha regularmente e limpe a gaiola com desinfetante e água quente. Os novos habitantes da gaiola devem passar os primeiros tempos em quarentena.


Franziska G., veterinária
Franziska G.

Estudei medicina veterinária na Universidade Justus-Liebig em Gießen, onde pude ganhar alguma experiência em vários campos, como medicina para pequenos e grandes animais, medicina exótica, farmacologia, patologia e higiene alimentar. Desde então, não trabalhei apenas como autora veterinária. Também trabalhei na minha tese, que foi influenciada cientificamente. O meu objetivo é proteger melhor os animais contra patógenos bacterianos no futuro. Além do meu conhecimento, partilho as minhas próprias experiências como dono de um cão e, assim, consigo entender e dissipar medos e problemas, bem como outras questões de saúde animal.


Os nossos artigos mais relevantes