Retenção de ovos nas galinhas This article is verified by a vet

A retenção de ovos nas galinhas: galinha a chocar dois ovos

A retenção dos ovos nas galinhas é um problema precisa de atenção médica.

Às vezes as galinhas põem menos ovos do que o normal. A causa deste problema pode ser simplesmente o frio a que as galinhas estão expostas. No entanto, há as situações de ovo preso nas galinhas que precisam de cuidados médicos. Neste artigo explicamos como identificar os sintomas de retenção de ovos nas galinhas e também que medidas deve tomar.

Qual a gravidade da retenção de ovos nas galinhas

Se um ovo ficar muitas horas no aparelho reprodutivo estamos perante uma situação de retenção de ovos (egg binding em inglês). Não menospreze este problema, que pode ser fatal quer nos répteis, quer nas aves. Assim, galinhas de qualquer raça podem ficar com ovos presos e nesse caso deve procurar ajuda rapidamente.

Sintomas de ovos presos nas galinhas

A retenção de ovos é uma situação muito desconfortável para as galinhas e geralmente as aves sentem dores fortes. Este problema surge repentinamente e, de acordo com a gravidade, a galinha apresenta os seguintes sintomas:

  • Fraqueza generalizada.
  • O andar da galinha faz lembrar um pinguim, com as pernas afastadas. Além disso, a galinha abana as penas da cauda para a frente e para trás.
  • A galinha vai constantemente para o ninho, mas não põe ovos.
  • Os olhos da galinha parecem pequenos e as asas ficam descaídas.
  • Por vezes as galinhas sangram da cloaca.
  • De vez em quando a galinha faz força, mas não sai nenhum ovo.
  • A galinha perde o apetite e também bebe pouca água.
  • Se tocar no abdómen da galinha, nota que está duro. É provável que sinta mesmo os contornos de um ovo.
  • A galinha respira com dificuldade e pode ficar com a crista azul.

Quando é a altura de ir ao veterinário?

Atenção: a retenção de ovos é sempre uma emergência veterinária. Assim, se suspeitar que a sua galinha tem este problema, entre imediatamente em contato com o seu veterinário. Dessa forma, ele pode preparar o consultório para tratar rapidamente da sua ave.

O que fazer até chegar ao veterinário?

Até o veterinário chegar a sua casa ou até chegar ao consultório adote as seguintes medidas para manter a sua galinha o mais confortável possível:

  • Mantenha a galinha num ambiente calmo
  • Mantenha-a quente, por exemplo, com uma lâmpada de aquecimento

Diagnóstico: Como saber se a galinha tem um ovo preso

Se o veterinário suspeitar que a sua galinha tem um ovo preso, ele toca-lhe cuidadosamente na barriga. Ao mesmo tempo vai recolher informações sobre o estado de saúde da galinha.

Em seguida, o veterinário pode fazer uma radiografia à galinha para saber exatamente o que se passa. Se o ovo já tiver a casca dura, a radiografia permite saber a localização do ovo no aparelho reprodutivo. Por outro lado, se não conseguir visualizar o ovo, o veterinário recorre a uma ecografia, visto que este exame permite visualizar o ovo sem casca dura.

Desenho da anatomia da galinha com enfoque na formação dos ovos © sakurra / stock.adobe.com
Processo de formação dos ovos.

Tratamento da retenção de ovos nas galinhas

Em muitos casos, o veterinário tem que estabilizar o sistema circulatório da galinha antes de fazer qualquer intervenção. Assim, geralmente o veterinário administra uma solução intravenosa. Quando a galinha estiver estabilizada, inicia-se então a fase seguinte, que pode envolver uma operação ou medidas mais simples.

Medidas de suporte

Neste tipo de intervenção, o veterinário procura resolver o problema sem recorrer a uma cirurgia. Assim, a galinha é colocada junto a uma lâmpada de raios infravermelhos para a aquecer. Ao mesmo tempo, o veterinário vai massageando a barriga cuidadosamente para estimular o ovo a sair. Este procedimento tem que ser feito com muito cuidado, porque se o ovo se partir, a galinha pode morrer.

De forma a ajudar o processo de expulsão do ovo, o veterinário pode também usar parafina para lubrificar a cloaca e, assim, facilitar a movimentação do ovo. Por fim, o veterinário pode também administrar a hormona ocitocina ou cálcio, que estimulam as contrações.

Intervenção cirúrgica

Quando não é possível remover o ovo com as medidas mencionada acima, o veterinário tem que operar. Com a galinha anestesiada, o veterinário pode fazer uma laparotomia, ou seja, abrir a cavidade abdominal, ou uma salpingotomia, ou seja, remover a trompa de Falópio.

Várias galinhas no exterior da capoeira com o chão coberto de nece © Ruslan / stock.adobe.com
É mais comum as galinhas ficarem com um ovo preso no inverno

Causas da retenção de ovos nas galinhas

Quando uma galinha fica com um ovo preso, geralmente o ovo fica retido na cloaca ou numa zona anterior do aparelho reprodutivo. Esta situação costuma estar relacionada com uma alteração no desenvolvimento da casca do ovo, com erros ou problemas no galinheiro.

Causa

Explicação

Ingestão inadequada de cálcio Se a sua galinha ingere cálcio a menos e, por conseguinte, tem pouco cálcio no sangue (hipocalcemia), os ovos que ela produz podem ficar com a casca mole. Por outro lado, cálcio a mais pode fazer com que a casca dos ovos fique demasiado dura e espessa, dificultando a expulsão do ovo.
Tamanho do ovo Ovos demasiado grandes podem ficar presos nalguma zona no aparelho reprodutor.
Estado geral da galinha O excesso de peso tem sempre consequências negativas, e as galinhas não são excessão. A gordura deposita-se não só no coração, mas também em outros órgãos, como, por exemplo no aparelho reprodutor, impedindo que cumpram as suas funções normais.
Falta de nutrientes Se a galinha não ingere os nutrientes e vitaminas necessários, ela fica demasiado fraca. Nesse caso, pode não ter a força necessária para expulsar os ovos.
Temperatura Se a galinha for exposta a temperaturas muito baixas, os músculos do aparelho reprodutor podem não funcionar como esperado. Por conseguinte, as galinhas têm mais dificuldade em pôr ovos no inverno do que no verão.
Ferimentos Quando uma galinha está ferida ou magoada, ela pode ter mais dificuldade em pôr ovos.
Exaustão Por vezes, quem tem galinhas toma medidas para que elas ponham muitos ovos em pouco tempo. No entanto, se o aparelho reprodutor ficar exausto, a galinha deixa de conseguir pôr os ovos normalmente.
Más condições no galinheiro As galinhas, como qualquer outro animal, precisa de ter condições de vida adequadas. Assim, stress a mais, erros graves no ambiente do galinheiro ou na alimentação podem resultar em problemas de retenção de ovos.

Prognóstico

O prognóstico desta condição de saúde das galinhas, depende se surgem ou não complicações graves. Assim, casos em que o problema é detetado precocemente e em que não surgem mais complicações têm bom prognóstico. Por outro lado, se a galinha apresentar lesões internas, as hipóteses de cura diminuem. Infeções causadas por bactérias podem ter igualmente consequências mais graves e nos piores casos, a galinha podem mesmo morrer.

Prevenir a retenção dos ovos nas galinhas

Infelizmente não é possível evitar este problema a 100%. No entanto, adote os seguintes cuidados com as suas galinhas, de forma a reduzir o risco de elas adoecerem:

  • Garanta que as galinhas ingerem a quantidade adequada de cálcio.
  • Certifique-se que as galinhas estão bem de saúde e que não ficam com excesso de peso.
  • Dê condições de vida adequadas às suas galinhas e evite que elas tenham uma vida stressante.

Franziska G., Veterinária
Profilbild von Tierärztin Franziska Gütgeman mit Hund

Estudei medicina veterinária na Universidade Justus-Liebig em Gießen, onde pude ganhar alguma experiência em vários campos, como medicina para pequenos e grandes animais, medicina exótica, farmacologia, patologia e higiene alimentar. Desde então, não trabalhei apenas como autora veterinária. Também trabalhei na minha tese, que foi influenciada cientificamente. O meu objetivo é proteger melhor os animais contra patógenos bacterianos no futuro. Além do meu conhecimento, partilho as minhas próprias experiências como dono de um cão e, assim, consigo entender e dissipar medos e problemas, bem como outras questões de saúde animal.


Os nossos artigos mais relevantes