Comida para aves selvagens

Comida para aves selvagens

Comida para aves selvagens

O chilrear dos pássaros no jardim... É este o verdadeiro sinal de que a primavera chegou. Quando o inverno termina os pássaros têm de novo motivos para cantar: os momentos difíceis de procura de comida terminaram. A maioria dos entusiastas por aves dedica-se, lentamente mas com convicção, a construir casinhas para colocar nas árvores. Mesmo nos meses mais quentes podemos alimentar as aves selvagens, facilitando-lhes a tarefa de encontrar comida.

O que se entende por alimentação durante o ano inteiro?

No passado, os cuidados com as aves selvagens, que incluem disponibilizar caixas de nidificação e comida, eram apenas extensivos ao período do inverno, momento em que as camadas de neve não param de aumentar e o gelo é uma constante. Porém, esta não é a atitude mais correta. Especialistas em aves e ambientalistas estão de acordo: a alimentação de inverno deve ter início em outubro e terminar somente em maio. Desta forma, os pássaros têm tempo suficiente para encontrar um local de alimentação apropriado e readaptar-se antes que a estação fria regresse. Assim, devem pendurar-se atempadamente caixas de nidificação, proporcionando às aves selvagens proteção contra o frio e a humidade. E porque não alimentar estas aves nos meses mais quentes? Especialmente na época reprodutiva, estes animais procuram a comida mais adequada para os seus protegidos.

E quais os alimentos mais indicados?

Durante os períodos do outono e do inverno devem disponibilizar-se às aves selvagens alimentos energéticos e ricos em gordura. As famosas bolas de gordura contêm todos os componentes fornecedores de energia, como as sementes de girassol. Entre maio e setembro situa-se a época reprodutiva e nesta altura deve ser oferecida aos animais comida de verão, como bagas e proteína animal na forma de insetos secos. A alimentação dos jovens pássaros devem ser suplementada com flocos de cereais e minerais.  Recomendamos especialmente a farinha de minhocas secas da Lillebro, que pode ser misturada com o alimento principal para fornecer aos pássaros proteína suficiente. É deste modo que as aves selvagens são auxiliadas em momentos de escassez de alimentos, ao mesmo tempo que aumentam as hipóteses de sobrevivência dos jovens pássaros. Experimente também colocar comida num viveiro ou aviário.

wildvögel füttern

Comprar comida para aves selvagens

Muitas das misturas de comida contêm sementes de ambrósia (ambrosia artemisiifolia). A planta oriunda da América do Norte encontra-se cada vez mais também na Europa. Porém, a alergia ao pólen desta planta é bastante comum. Tocar na designada “planta da asma” pode também provocar reações cutâneas. Assim sendo, no momento da compra deve certificar-se que a embalagem indica “controlado para ambrósia”.

Todos os produtos da temática pássaros, como comida para aves selvagens, caixas de nidificação e gaiolas podem ser encontrados na loja online da zooplus.

Os nossos artigos mais relevantes