Criação de periquitos

criação de periquitos

Os periquitos encontram-se entre os mais populares animais de estimação. É por este motivo que muitos donos ponderam fazer criação de periquitos. Porém, é importante considerar alguns aspetos antes de se dedicar a esta tarefa.

O que ponderar antes de fazer criação de periquitos?

  • Não espere mais do que duas ninhadas de periquitos por ano. Se assim não for, os animais sentir-se-ão muito sobrecarregados, especialmente a fêmea.
  • A partir dos 10 meses os periquitos estão prontos para procriar.
  • Coloque a si próprio as seguintes questões: “O que acontece aos jovens animais?”, “Disponho de espaço e tempo suficientes para cuidar dos pássaros?”, “Tenho facilidade em encontrar um bom lar para os periquitos?”.

Caixa de nidificação para periquitos

O primeiro passo é disponibilizar ao seu casal de periquitos um ninho ou caixa de nidificação. Deve assegurar-se de que a caixa é adequada às necessidades da fêmea. A penumbra na incubadora estimula as suas hormonas, imprescindíveis para a maturação. Por outro lado, os periquitos não constroem ninhos, pelo que não necessitam dos materiais para a sua construção. Porém, a caixa de nidificação deve estar equipada com uma cavidade para a fêmea pôr os ovos. O ideal para a incubadora é ter uma abertura, inserida numa estrutura de madeira. Assim, tem a possibilidade de ir observando a incubação, certificando-se de que tudo corre bem. No entanto, é imperativo não perturbar os animais e, para tal, a inspeção não deve demorar mais do que alguns minutos.

Criação de periquitos: período reprodutor e incubação

Caso o acasalamento tenha sido bem-sucedido, a fêmea irá pôr entre 4 a 7 ovos nas duas semanas seguintes. Tem então início um longo período de isolamento para a fêmea, já que só deixará o ninho para defecar. O macho é responsável por cuidar da sua companheira durante o período de incubação, alimentando-a e vigiando os ovos.

Quando é que os ovos chocam?

Cerca de 18 dias depois, os ovos começam finalmente a eclodir. Com o seu dente de ovo, os animais fazem buracos na casca e piam pela mãe. Alertada pelo barulho, a fêmea ajuda as suas crias, pois às vezes não conseguem partir a casca sem o seu auxílio. Libertos da casca, os recém-nascidos são alimentados e aquecidos pela mãe. Pesam apenas 2 gramas, não têm penas e são cegos. Deve agora prestar atenção regular ao ninho, assegurando-se que não está nenhum animal morto no mesmo.

Criação

A mãe mantém-se no ninho para alimentar e cuidar dos bebés. O macho fornece comida tanto à fêmea como aos recém-nascidos, embora não participe na dinâmica da incubadora. Se os animais ingerirem comida com todos os ingredientes importantes não precisam de qualquer suplemento especial. Aproximadamente 17 dias depois, os jovens pássaros alcançam o peso de uma ave adulta, isto é, cerca de 40 gramas. A partir daqui, o seu desenvolvimento decorre com toda a rapidez.

O carinho dos irmãos

Uma das coisas que distingue o núcleo familiar dos periquitos é a forma como os jovens animais interagem uns com os outros. Com cerca de três semanas de vida, os periquitos alimentam-se e acariciam-se. Os mais novos são alimentados pelos mais velhos e é através das brincadeiras e descobertas em conjunto que desenvolvem a sua socialização.

Quando é que as crias deixam o ninho?

Entre as 4-5 semanas de vida, os jovens periquitos executam as suas primeiras tentativas de voo. Deixam o ninho para descobrir o maravilhoso mundo fora da incubadora. Ainda assim, continuam a ser alimentados pelos pais até que cresçam o suficiente para comerem sementes e cereais sozinhos. Os periquitos apenas se tornam independentes quando ingerem, sozinhos e sem problemas, a sua ração diária. Tal acontece pelas oito semanas de vida, podendo, de acordo com o desenvolvimento de cada animal, acontecer mais tarde ou mais cedo.

Pode encontrar todos os produtos para pássaros na loja online da zooplus!

Os nossos artigos mais relevantes

Criação de mandarins

Está a pensar criar mandarins? Leia o nosso artigo para confirmar que possui todas as condições necessárias para a criação.

Criação de periquitos

Os periquitos são muito populares e por isso muitos donos pensam em fazer criação destes animais. Antes de avançar tem em consideração os seguintes pontos.