9 dicas para encontrar a transportadora perfeita para o seu gato

transportadora para gatos perfeita

As transportadoras fazem parte do equipamento básico para gatos. Independentemente de ter ido buscar o seu gatinho a uma associação de animais, a um criador ou a um particular – o animal tem que ser transportado em segurança para o seu novo lar. A caixa de transporte também é necessária para as idas ao veterinário. Faz sentido, então, comprar uma transportadora antes de o animal se mudar. Para tal, temos para si nove dicas para encontrar a transportadora perfeita para o seu gato.

Selecione o tamanho certo

A caixa de transporte perfeita para o seu gato deve ser suficientemente grande para permitir que o animal possa estar de pé, se vire, se sente e se deite confortavelmente. Porém, não deve ser demasiado grande, pois o animal pode escorregar dentro da caixa durante o transporte. É uma situação a evitar para não stressar ainda mais o animal.

Facilidade para colocar o gato dentro da transportadora

Muito poucos gatos entram dentro da transportadora de livre vontade. E tirá-los da caixa no veterinário é um verdadeiro desafio para muitos donos. Assim, a transportadora perfeita para o seu gato deve poder abrir-se na parte superior, pois é mais fácil colocar o gato lá dentro em vez de o empurrar pela parte da frente. Idealmente, a caixa de transporte tem duas aberturas – uma em cima e outra na frente.

Facilidade para colocar o gato dentro da transportadora

Muito poucos gatos entram dentro da transportadora de livre vontade. E tirá-los da caixa no veterinário é um verdadeiro desafio para muitos donos. Assim, é melhor se a transportadora puder abrir-se na parte superior, pois é mais fácil colocar o gato lá dentro em vez de o empurrar pela parte da frente. Idealmente, a caixa de transporte tem duas aberturas – uma em cima e outra na frente.

Pense na segurança

Quando presos, os gatos podem desenvolver capacidades inimagináveis, transformar-se em verdadeiros artistas e fugir! Deste modo, ao escolher a transportadora assegure-se de que o fecho funciona e que o gato não o consegue abrir. Além disto, a caixa deve ser robusta – afinal, tem que resistir aos dentes e às unhas do patudo. Tanto as pegas como a alça para transporte devem ser resistentes. Em relação ao material, deve ser apropriado, ou seja, não permitir que as unhas do gato fiquem entaladas ou que este se magoe de qualquer outra forma.

Ventilação: muito importante

Uma transportadora raramente significa algo de bom para um gato. Na maioria das vezes, o destino é o indesejável consultório veterinário. Basta a caixa de transporte entrar em cena para os gatos ficarem stressados. E o stress pode fazê-los ofegar. Em consequência, consomem mais oxigénio do que o habitual. É, então, muito importante que a transportadora seja corretamente ventilada.

Limpeza

Pode acontecer um acidente durante o transporte. Então, é útil que a transportadora possa ser limpa de forma fácil e em profundidade. As caixas de transporte de plástico são fáceis de limpar.

Habitue o gato à transportadora

Conseguir colocar o gato dentro da transportadora pode ser uma luta. Normalmente, os gatos associam a caixa de transporte à ida ao veterinário e é natural que não lhes apeteça muito ir passear. Tudo é mais fácil se o animal associar a caixa a algo positivo. Para tal, deixe a transportadora aberta na zona de estar do gatinho antes de a usar pela primeira vez. O objetivo é que aceite a caixa como um nicho seguro. A manta e os brinquedos favoritos, além de guloseimas, tornarão a transportadora mais interessante.

transportadora para gatos perfeita © makam1969 / stock.adobe.com

Substitua a transportadora para gatos

Quando o gato se recusa a entrar na transportadora, a vida do dono torna-se mais complicada. O animal rapidamente se esquiva para um canto debaixo da cama ou defende-se com “unhas e dentes”. Se o gato já teve más experiências com a caixa de transporte, é boa ideia começar de novo e substituí-la. Na verdade, tudo se torna mais fácil se a caixa não estiver associada a algo negativo. Com alguma paciência, é possível habituar o patudo à nova transportadora.

Deixe o seu gato confortável

São poucos os gatos que gostam de ficar em transportadoras vazias. Assim sendo, é recomendável criar um ambiente confortável. Os materiais antiderrapantes são ideais, como uma manta resistente ou um tapete antiderrapante. Uma almofada macia com erva gateira é outra solução interessante.

Não coloque simplesmente a transportadora no banco do carro

Tal como os cães, também os gatos têm que ser transportados em segurança dentro dos automóveis. É muito perigoso se houver um acidente e o animal não estiver protegido. Testes de colisão com um manequim de cão não protegido mostraram que, numa colisão a 50 km por hora, voam trinta vezes o seu peso corporal através do interior do carro. Para evitar que o seu gatinho se transforme num projétil e se ponha em perigo e aos outros ocupantes do carro, nunca coloque a transportadora com o gato no banco traseiro nem no dianteiro.

Na verdade, os testes de colisão demonstram que o local mais seguro para a caixa de transporte é no espaço para os pés atrás dos bancos dianteiros. Quando fixo com o cinto de segurança no banco traseiro, o material de plástico da transportadora de teste revelou ser demasiado frágil numa colisão a 50 km por hora. A porta com grades e a tampa partiram-se no teste com um manequim de gato com 4 kg.

Em resumo: a transportadora perfeita para o seu gato

  • A transportadora deve ter duas aberturas – uma na parte de cima e outra na parte da frente.
  • Deve ser robusta e resistir às unhas e dentes do animal.
  • Tanto a alça como a pega de transporte devem ser resistentes.
  • A porta tranca-se com total segurança.
  • Deve ser fácil de limpar.
  • A caixa de transporte deve ter boa ventilação.
  • Deve ser leve.
  • Não há forma de o animal entalar as unhas ou magoar-se de qualquer outra maneira.
Os nossos artigos mais relevantes