Os gatos e o inverno: dicas para a estação mais fria do ano

AdobeStock_187757844-1-768×512

A maioria dos gatos não se importam com a neve, mas alguns não gostam nada dela.

Mesmo os gatos com um grosso casaco de pelo gostam de estar em ambientes quentes e aconchegantes no inverno. Neste artigo vamos dar dicas para que o seu gato seja particularmente feliz na mais fria estação do ano.

Os gatos podem morrer de frio?

Alguns donos questionam-se se os seus gatos ainda querem que tomem conta deles no inverno. Também surge a questão se os gatos que vivem e andam na rua sofrem com o frio. Em primeiro lugar, os gatos que passeiam sozinhos na rua durante o ano preparam-se adequadamente para os rigores do inverno. O pelo destes gatos cresce e torna-se mais denso naturalmente e assim estão protegidos contra o frio. Ainda assim o seu gato agradece-lhe muito se lhe proporcionar um local quentinho para ele descansar no inverno. E a porta deve estar sempre aberta para que o seu gato que anda a passear na rua possa voltar para casa se sentir frio.

Além disso, existem alguns sinais que indicam claramente se o seu gato está com frio:

  • O gato enrosca-se todo sobre si mesmo
  • As patinhas desaparecem completamente por baixo do corpo
  • O pelo do seu gato está em pé
  • Os seus olhos ficam quase totalmente fechados

Os gatos caseiros costumam sofrer muito menos com o frio do que os que andam na rua sozinhos. E além disso, o corpo dos gatos caseiros também se ajusta às baixas temperaturas.

Dormir é o passatempo número um durante o inverno

Quando as temperaturas começam a descer e o céu está carregado de nuvens, o nosso desejo costuma ser passar o dia no sofá quentinho. E mesmo os gatos que costumam passar o dia na rua vêm para casa nesta época. Também eles ficam em casa a maior parte do dia a dormir. E não se espante se também o seu pequeno tigre caseiro passar o dia a dormitar pela casa.

Porque é que os gatos dormem mais no inverno?

Normalmente os gatos dormem entre 12 e 16 horas por dia. No entanto, no inverno os gatos podem dormir 20 ou mais horas por dia. Uma alimentação de qualidade e a menor quantidade de luz durante o dia faz com os gatos fiquem mais preguiçosos. Além disso, a inatividade faz com que os gatos poupem energia. Assim conseguem regular melhor a temperatura corporal para suportar o frio.

Uma boa alternativa é pôr a caminha dele num local quetinho, como o parapeito da janela. Pode também ter uma cama de radiador à disposição do seu pequeno tigre. Além disso, para que o seu gato não perca o lado bom do inverno a dormir, ventile regularmente a casa e brinque com ele. Assim vai despertá-lo e afastar a preguiça invernal.

Qual a alimentação adequada para o inverno?

Mesmo que o seu gatinho goste das guloseimas de inverno, se ele vive em casa não precisa de mais comida no inverno. Os gatos de casa não gastam mais energia no inverno por causa das temperaturas amenas e do tempo que ele passa a dormir. Pelo contrário, deve encorajá-lo a fazer algum exercício. Por exemplo, pode passar mais tempo a dar-lhe miminhos ou surpreendê-lo no Natal com novos brinquedos.

No entanto, se o seu gato andar na rua ele deve comer mais durante o inverno. Além disso, deve dar-lhe comida de alto valor nutritivo. Por estar mais exposto ao frio, o seu gato vai precisar de mais energia durante o inverno. Ainda assim, não deve exagerar pois ele pode ter dificuldade em perder a gordura que armazenou quando a primavera chegar.

Como cuidar do seu gato durante a mudança de pelo

Os gatos são extremamente eficientes a proteger-se do frio. Além de ajustarem o ritmo de sono, também o seu pelo cresce. Os seus companheiros humanos facilmente reconhecem a alteração do pelo dos gatos no inverno. Por um lado, quando lhes fazem festas sentem o pelo mais macio e fofo, por outro lado não param de encontrar pelo pela casa.

Se o seu gato ganha um belo casaco de pelo no inverno, ou seja, se o pelo fica mais grosso e a subcamada de pelo fica mais densa. Assim pode ajudá-lo a sentir-se mais confortável usando uma escova adequada. Nos gatos de casa esta alteração não é tão pronunciada como nos gatos que saem à rua. No entanto, os primeiros também precisam de atenção. Nesta época deve dar ao seu gato suplementos alimentares ou uma ração que previnam a formação de bolas de pelo que podem causar obstipação.

As almofadas das patinhas dos gatos que andam a passear na rua precisam de cuidados adicionais, tal como os cães. Assim, para evitar que as almofadas fiquem gretadas por causa dos pavimentos frios ou com neve pode aplicar um bálsamo que protege as patas tornando-as mais resistentes.

Como pode proteger o seu gato do frio se ele anda na rua

Se o seu gato gosta de passear na rua no inverno deve deixar a porta de casa sempre aberta para ele entrar. Este problema resolve-se facilmente instalando uma porta para gatos. Assim, sempre que o seu pequeno tigre se sentir com frio pode entrar em casa sem o incomodar. No entanto, os gatos sénior e os gatinhos devem ficar em casa durante o inverno. Por causa da idade, o sistema imunológico pode não responder adequadamente aos rigores do inverno. Da mesma forma, a pele destes gatos pode não oferecer a proteção necessária.

Regra geral, o frio e mesmo a neve não causam problemas aos gatos. No entanto, deve ter em atenção ao pelo do seu gato se o tempo estiver muito húmido. A humidade pode penetrar no subpelo do gato e arrefecê-lo demasiado. Assim, durante os dias húmidos de inverno deve verificar regularmente o pelo do seu gato e se necessário secá-lo.

Tem um gato saudável que insiste em ficar no exterior mesmo no inverno? Pode ajudá-lo a ficar mais confortável comprando uma casinha de exterior. Existem vários tipos de casas para gatos que são resistentes às condições climatéricas e que lhes proporcionam um local aconchegante para eles relaxarem.

Cuidados a ter com um casa de gatos exterior

  • Ponha uma base por baixo da casa para a proteger do frio.
  • Cobertores ou mantas tornam a casa ainda mais confortável.
  • Deixe à disposição do seu gato água fresca e ração seca. No entanto, o comedouro não deve ser metálico.
  • A casa deve estar isolada contra o frio e ser construída com um material impermeável.
  • Deixe também a caixa de areia por perto.
  • O seu gato vai ficar especialmente feliz se a casa tiver algum tipo de aquecimento.

Não importa se o seu pequeno tigre passa grande parte do inverno na rua ou em casa. Se lhe der a habitual atenção facilmente se apercebe do que ele precisa. Aproveite ao máximo a época mais calma do inverno para dar muitos miminhos ao seu gato. Assim, o seu gato vai manter-se quentinho e feliz. Da mesma forma, os donos ficam com o coração derretido com o constante ronronar do seu gatinho e os meses frios e chuvosos passam sem dar por isso.

Os nossos artigos mais relevantes