Feromonas para gatos

katze-sitzt-vor-pheromon-fläschchen-768×512

Gatos ansiosos podem apresentar alterações de comportamento. O uso de feromonas pode ajudar.

A vida dos gatos também poder ser stressante. Mudar de casa, a chegada de um novo companheiro ou mesmo o fogo de artificio são situações que podem deixar um gato ansioso. Uma solução é usar feromonas para gatos, pois estas substâncias ajudam os gatos a relaxar.

Como é que eu sei se o meu gato está ansioso?

O stress pode ser a causa de várias alterações no comportamento dos gatos. E visto que cada gato reage à sua maneira não existe um quadro exato para descrever este problema. No entanto, muitos gatos tornam-se mais agressivos ou tímidos. Muitos donos também indicam que o seu pequeno felino começa a fazer xixi em determinados sítios da casa. Além disso, muitos gatos ansiosos arranham os móveis ou miam mais do que o habitual.

O stress é também a causa de algumas doenças dos gatos. Por exemplo, se o seu gato está muito ansioso, as glândulas adrenais produzem mais cortisona. Em consequência o sistema imunológico do seu pequeno felino fica enfraquecido e podem surgir doenças ou infeções. Assim, é muito importante que o seu gato se sinta bem e relaxado. Uma vida saudável a médio e longo prazo está diretamente relacionada com níveis de ansiedade baixa.

Em que situações devo usar feromonas para gatos?

Existem algumas situações que inevitavelmente deixam o seu gato ansioso. São momentos passageiros mas que não pode evitar e dos quais não pode proteger o seu gato. Abaixo alguns exemplos de situações em que as feromonas podem ajudar o seu gato:

  • Visita ao veterinário
  • Viagens longas de carro, comboio ou avião
  • Mudança de casa
  • Chegada de um novo companheiro
  • Reuniões ou festas em casa com muita gente

Na loja online da zooplus dispomos de vários produtos com feromonas sintéticas para gatos.

O que são as feromonas e como funcionam?

A palavra feromona tem origem no grego e é composta por dois conceitos – phérein que significa transportar e hormān que significa excitar.

Na prática, as feromonas são substâncias odoríferas que o próprio corpo produz. Ao produzirem feromonas, os gatos estão a enviar uma mensagem aos seus companheiros que sentem o seu cheiro. Trata-se de uma forma de comunicação sem palavras, gestos ou expressões faciais.

Os gatos libertam uma quantidade substancial de feromonas através da urina. Com efeito, é com a urina, e portanto, com as feromonas que os gatos marcam território. Além disso, as feromonas são úteis quando os gatos procuram um companheiro, pois estas substâncias proporcionam um sentimento de bem-estar e relaxamento.

Quando o gato sente o cheiro das feromonas, o cérebro reage diminuindo a produção de substâncias ansiogénicas. É este o processo que justifica a utilização de feromonas para relaxar o seu gato.

Como é que as feromonas são administradas aos gatos?

Normalmente, os produtos com feromonas são sprays, os chamados pulverizadores, que podem ser usados até que os sintomas de ansiedade desapareçam. A solução com feromonas não deve ser aplicada diretamente no gato, mas no ar para que as feromonas se espalhem no ambiente. Se quiser que as feromonas estejam ativas em várias divisões da casa deve pulverizá-las ao longo de várias semanas.

A solução mais prática para manter as feromonas a um nível constante em casa é utilizar um difusor que liga à corrente. Este aparelho liberta feromonas automaticamente e de forma regular e por isso mantém a concentração de feromonas constante.

Por outro lado, os sprays são particularmente úteis para situações de viagem, como por exemplo, a ida ao veterinário. Neste caso basta pulverizar o interior da caixa de transporte. Os lugares da casa marcados com urina ou arranhados também podem ser pulverizados, pois isto desencoraja os gatos de continuarem o comportamento indesejado.

Informação importante: Os humanos não conseguem percecionar conscientemente os odores das feromonas. Assim, não precisa de se preocupar com cheiros quando for usar o spray ou difusor de feromonas para o seu gato.

A utilização de feromonas para gatos é segura?

De acordo com os fabricantes, não se detetaram até hoje efeitos secundários em gatos ou gatinhos em consequência da utilização de feromonas. Assim, pode usar estes produtos sem se preocupar com a idade do seu pequeno felino.

Os fabricantes também asseguram que as feromonas não têm qualquer efeito sobre cães, pessoas ou crianças. No entanto, papagaios e periquitos, que têm aparelhos respiratórios muito sensíveis, não devem ter qualquer contato com produtos com feromonas.

Os nossos artigos mais relevantes
4 min

A idade dos gatos

Descubra neste artigo como determinar a idade dos gatos, quantos anos vive um gato, e com que idade é que um gato se torna idoso?