Caixas de areia para gatos

Caixas de areia para gatos: qual é a melhor alternativa

Existem caixas de areia para gatos em todas as formas e cores. Mas qual será a melhor opção?

Será que as casas de banho para gatos são apenas casas de banho? Se procura a caixa de areia ideal para o seu gato tem duas alternativas, as caixas abertas e as fechadas. No entanto encontra estas caixas em diversos tamanhos e cores. Descubra aqui as vantagens e desvantagens das caixas abertas e fechadas.

Os gatos precisam de espaço!

As caixas de areia para gatos fechadas são mais altas do que as abertas. Ou seja, enquanto as fechadas têm cerca de 50 centímetros de altura, as abertas variam entre os 20 e 30 centímetros. No entanto, a altura do WC não tem influência no espaço que o seu gato tem à disposição para fazer as suas necessidades. A vantagem das caixas de areia para gatos abertas é que são mais fáceis de arrumar no cantinho certo para o seu gato.

Contudo, o tamanho da caixa deve levar sempre em conta o tamanho do gato. Assim, um gato grande precisa de mais espaço para se virar ou agachar-se do que um gato mais pequeno. E se escolher uma caixa fechada tem que levar em consideração que ele não consegue pôr o focinho para fora da caixa. Portanto, se optar por uma caixa de areia para gatos fechada confirme que ele tem espaço suficiente para fazer as suas necessidades confortavelmente.

© Lightspruch / stock.adobe.com

O aspeto funcional das caixas de areia para gatos

Por mais que goste do seu gato, a verdade é que a caixa de areia não é um objeto decorativo. No entanto, as caixas fechadas são mais discretas do que as abertas, afinal as necessidades do seu gato ficam sempre bem escondidas. Já se tiver uma caixa aberta facilmente se apercebe que o seu gato passou por lá. É por isso que muitos donos preferem as caixas de areia para gatos fechadas.

Odores

Os gatos são animais muito higiénicos. Ainda assim, uma ida à casa de banho deixa sempre um odor que pode durar algum tempo. As caixas fechadas mantêm os odores sob controlo impedindo que se espalhem pela casa. Esta é uma vantagem das caixas de areia para gatos fechadas muito apreciada pelos donos, já os gatos podem ter uma ideia diferente.

Dica: a higiene das caixas de areia depende inteiramente da areia utilizada e de uma limpeza regular. Existem no mercado diversos produtos que tornam a manutenção da caixa de areia eficaz e controlam os odores.

Casas de banho para gatos: qual a que melhor se adequado ao comportamento natural dos gatos?

Os seres humanos apreciam muito a sua privacidade na casa de banho. Por isso, têm tendência a fazer o mesmo pelos seus pequenos felinos. No entanto, os gatos veem o mundo com outros olhos.

Os gatos são caçadores natos, mas quando vivem em estado selvagem também têm os seus predadores. Por essa razão eles gostam de se sentir seguros quando fazem as suas necessidades e de saberem que podem escapar facilmente. As caixas de areia para gatos fechadas só têm uma saída. Assim, do ponto de vista de um gato a caixa fechada é um local potencialmente perigoso. Pois um predador pode facilmente bloquear-lhe a saída. Por isso, qualquer gato pode sentir-se preso ou inseguro numa dessas caixas. Assim, se os gatos pudessem escolher, com certeza preferiam uma caixa de areia aberta.

Caixas de areia para gatos: gato numa caixa aberta
Uma caixa de areia aberta permite ao seu gato ver tudo à sua volta e sentir-se seguro

A caixa de areia para o seu gato

Independentemente do tipo de caixa de areia que escolha, a sua limpeza regular é obrigatória. As casas de banho para gatos devem ser limpas uma ou duas vezes por dia. O artigo na zooplus Magazine sobre as areias que existem no mercado pode ajudá-lo a escolher a melhor opção.

Os gatos preferem viver numa família com pelo menos mais um companheiro felino. Se eles se derem bem em princípio não vão ter problemas em partilhar a caixa de areia, desde que seja grande o suficiente. No entanto, nalguns casos é aconselhável ter mais do que uma casa de banho para os seus gatos para evitar o aparecimento de comportamentos territoriais e disputas.

Desejamos-lhe uma vida muito feliz com o seu gato!

Os nossos artigos mais relevantes