Areia de sílica e areia aglomerante

Areia de sílica e areia aglomerante

Areia de sílica e areia aglomerante

“Sanitário, sanitário – para o gato é prioritário!“ Ainda que já tenha a caixa de areia certa, isso não é suficiente. Qualquer amante de gatos sabe isto: uma caixa de areia certa exige uma areia igualmente certa, uma areia que absorve as fezes e a urina do gato e que neutraliza de forma ideal os maus odores. Mas encontrar a areia certa para o seu gato não é tarefa fácil. Nas prateleiras das lojas de produtos para animais encontra-se uma grande variedade de areia: desde areia aglomerante natural em bontonita, passando pela areia não aglomerante, até à areia de origem vegetal e acabando na areia de sílica. A areia de cristais de sílica e a areia aglomerante em argila natural são as favoritas dos gatos e dos seus donos. Mas, afinal, qual é a melhor areia para os gatos, para os seus donos e para o ambiente? Saiba tudo sobre esse assunto através deste nosso artigo de comparação de areia para gatos.

Os materiais

A areia aglomerante é produzida a partir de minerais de argila, como bentonita. A argila é porosa e é um bom elemento de ligação de humidade, porque os grãos amolecem quando em contacto com a humidade e colam-se uns aos outros formando aglomerados que são fáceis de retirar da caixa de areia. A firmeza desses aglomerados e, por consequência, o grau de facilidade em removê-los da caixa de areia varia de acordo com o fabricante.

A areia de sílica consiste numa combinação de soda com areia de quartzo. O silicato é um composto de silício e oxigénio. A base de formação de silicatos é o chamado tetraedro: um átomo de silício cercado por quatro átomos de oxigénio, formando uma espécie de gaiola. Devido a esta estrutura única, a areia tem a capacidade de ligar uma grande quantidade de líquido e, em muitos casos, neutraliza o odor quase completamente.

Rendimento

Ao usar areia aglomerante pode retirar do WC do gato apenas os aglomerados formados. Deste modo, uma boa areia aglomerante pode ser muito económica, já que pode reutilizar a areia que não ficou suja e só tem de repor o equivalente à quantidade retirada em aglomerados.

Por outro lado, a areia de sílica tem um efeito diferente: a areia absorve completamente a humidade. Se retirar regularmente as fezes do gato, a areia que absorveu a urina pode ser mantida na caixa até quatro semanas. Resultado: esta areia também é muito rentável, já que 5 litros de areia de sílica correspondem a cerca de três vezes a quantidade de areia aglomerante.

Comparação da areia para gato: peso

Uma embalagem de areia para gato pode pesar vários quilos. Os materiais argilosos são relativamente pesados e, por isso, a areia aglomerante pertence às variedades mais pesadas de areia para gatos.

Uma vantagem da areia de sílica em relação à areia aglomerante é exatamente o peso, que é inferior. A areia de sílica é relativamente leve, porém o seu peso aumenta com o líquido absorvido.

Higiene

Os gatos são animais muito higiénicos e muito sensíveis, no que toca a odores. Como tal, a areia ideal não deve apenas formar aglomerados de remoção fácil, mas também deve neutralizar os odores. Com a areia aglomerante de materiais naturais a humidade é absorvida e os aglomerados que se formam são fáceis de retirar da caixa de areia.

A areia de sílica absorve e liga a humidade através da sua estrutura única, mas não forma aglomerados que possam ser removidos do WC do gato. No entanto, a mesma areia pode ser mantida na caixa até quatro semanas sem exalar o odor característico da urina. Esta funcionalidade não é para todos!

Ambas as alternativas são higiénicas –o que vai definir a sua preferência é sobretudo uma questão de gosto.

Comparação da areia para gato: vertente ambiental

Os materiais naturais argilosos da areia aglomerante são biodegradáveis e, por isso, amigos do ambiente. E entretanto, muitas variedades de areia à base de silicatos já são descartáveis por compostagem.

Saúde

A areia de sílica tem uma vantagem em relação à areia aglomerante de materiais argilosos: é quase completamente livre de poeiras, tornando-se particularmente adequada para famílias com membros que sofrem de alergias.

À areia aglomerante de materiais argilosos é frequentemente adicionado quartzo, mica, calcite e uma pequena quantidade de substâncias orgânicas. Contudo, em 2000 a Öko-Test em dois de vinte produtos testados encontrou materiais respiráveis considerados cancerígenos. Mesmo que muitos produtos tenham a indicação "livre de arsénio", esta pode ser facilmente mal interpretada: "livre" significa aqui que, para efeitos de rastreio, está "abaixo do limite de deteção".

A dificuldade da escolha: areia de sílica ou areia aglomerante?

A busca pela areia perfeita para o WC do seu gato é árdua. Além das preferências do dono, há que considerar também as preferências do gato: o dono até pode gostar duma areia com o agradável aroma a pó de talco, mas isso não significa que o gato também vai gostar dessa areia durante muito tempo. Ou pode dar-se o caso do seu bichano ser sensível à dureza dos grãos de sílica nas patinhas? Talvez esteja satisfeito com a areia que usa atualmente. Ou talvez não esteja, nem o seu gato, contente com a areia que gasta de momento e andem à procura de algo novo. Lembre-se disto: os gatos são animais de hábitos. Não raras vezes também o dono teve dificuldade em adaptar-se a uma areia nova, mais saudável e mais ecológica. Ao mudar a variedade de areia deve fazê-lo de forma progressiva, como acontece ao mudar a dieta do animal: dê ao seu gato tempo para se habituar, vá acrescentando a variedade de areia nova com a anterior, aumente gradualmente a quantidade da variedade nova até colocar exclusivamente da areia nova no WC.

Desejamos-lhe a si e ao seu gato as maiores felicidades!

Os nossos artigos mais relevantes