A primeira visita ao veterinário do seu gatinho

A primeira visita ao veternário do seu gatinho é importante para que ele não tenha medo de ir consultório mais tarde

Um dos objetivos da primeira visita ao veterinário do seu gatinho é que ele fique a conhecer o consultório e tudo o que lá pode encontrar.

Visita precoce ao veterinário

Geralmente a primeira visita ao veterinário do seu gatinho é muito tranquila. Regra geral, durante as 6 primeiras semanas de vida os gatinhos são exclusivamente tratados pela mãe. Esta é a forma ideal de criar os gatinhos, pois a mãe proporciona-lhes tudo o que eles precisam. Por exemplo, recebem anticorpos contra várias doenças através do leite materno.

Mas se ainda assim um gatinho adoecer, claro que ele tem que ir ao veterinário. Apesar da proteção contra doenças dada pelo leite materno, os gatinhos são mais frágeis do que os gatos adultos. Assim, em caso de doença os órgãos vitais dos gatinhos podem falhar. No entanto, com uma intervenção precoce o gatinho geralmente ultrapassa rapidamente o problema.

Desparasitação: uma intervenção importante

Os gatinhos devem ser desparasitados de 15 em 15 dias a partir da segunda semana de vida, visto que o leite materno pode transmitir parasitas internos. Infelizmente, estes parasitas podem causar sérios danos à parede intestinal dos gatinhos. Além disso, também podem provocar diarreia, que pode ter consequências graves.

A primeira visita ao veterinário: o primeiro exame

Se chegou um gatinho a sua casa deve começar a planear a primeira visita ao veterinário. Idealmente o seu gatinho tem mais de 10 semanas de vida e a primeira visita deve acontecer entre a 9ª e 12ª semana. Nesta ida ao veterinário o seu gatinho fica a conhecer o consultório e familiariza-se com os procedimentos básicos. Também pode aproveitar para lhe dar as primeiras vacinas.

A primeira visita ao veterinário do seu gatinho é geralmente muito simples, inclui o primeiro exame físico e a vacinação.
A primeira visita ao veterinário deve incluir o primeiro exame físico e a administração das vacinas.

O que acontece no consultório?

Durante a primeira visita, o veterinário vai verificar o estado de saúde geral do gato. Por exemplo, o médico vê o estado nutricional e do pelo. Além disso também examina a boca, dentes e orelhas e monitoriza o coração e os pulmões. Em seguida o veterinário mede a temperatura do gatinho e por fim administra as vacinas.

Alguns veterinários preferem fazer um teste à leucose antes da vacinação. Nesse caso deve fazer uma colheita de fezes em vários dias diferentes antes de levar o seu gatinho ao veterinário. A amostra é depois examinada em laboratório.

Além disso, os veterinários geralmente prescrevem um antiparasitário, visto que os gatos devem ser desparasitados regularmente a partir da 12ª semana de vida.

A primeira visita ao veterinário do seu gatinho: o primeiro encontro

A primeira visita ao veterinário do seu gatinho, assim como as seguintes, não são importantes apenas por questões de saúde. É também importante que os gatos se familiarizem rapidamente com o consultório, os seus cheiros e objetos e com o próprio veterinário. Assim consegue evitar que mais tarde o seu gato reaja mal às visitas ao veterinário.

Para o veterinário é igualmente importante conhecer o seu gato quando ele ainda é muito pequeno. Pois assim, no futuro ele pode detetar alterações ou doenças mais rapidamente e com mais segurança.

Por fim, a primeira consulta é também um momento importante para os donos. Nessa altura tem a oportunidade de colocar todas as suas dúvidas ao veterinário. Por exemplo, pode aconselhar-se sobre a melhor alimentação para o seu gatinho, assim como sobre a importância ou não de esterilizá-lo.

Os nossos artigos mais relevantes
7 min

Vacinas para gatos

Tem um gatinho em casa? Então leia este artigo para saber mais sobre as vacinas para gatos incluindo as suas vantagens e indicações.