Fonte para gatos ou Bebedouro?

Bebedouro ou fonte para gatos?

Água é água, certo? Não necessariamente, já que a água em movimento das fontes contribui para uma atmosfera relaxante na casa, ao mesmo tempo que estimula o gatinho a ingerir mais água. Mas até o clássico bebedouro tem as suas vantagens!

Por que motivos os gatos têm que beber água?

Os gatos são naturalmente animais do deserto: os seus antepassados vagueavam pelos desertos do Norte de África. Até o seu parente mais próximo ainda vivo, o gato selvagem africano, vive em ambientes onde as oportunidades para beber água escasseiam. Tal como os antepassados do gato doméstico, estes absorvem muita da quantidade de líquido de que necessitam através da comida. A verdade é que o rato, a presa natural do gato, é composto por mais de 70% de água! A ração, pelo contrário, apresenta um baixo teor de humidade; a sua percentagem máxima (10%) deve ser compensada através do aumento da ingestão de água. Se o gato beber pouca água, a urina fica concentrada, facto que pode conduzir a problemas como cálculo urinário, cristais na ureia e doenças renais. A ingestão de líquidos em quantidade satisfatória é a melhor forma de prevenção! Mas como motivar o seu patudo para beber mais água?

O que deve ter em consideração na compra de uma fonte ou bebedouro

A imagem do clássico bebedouro ao lado do comedouro era regra em qualquer casa com gatos até alguns a esta parte. Nos últimos anos, as fontes especiais para quadrúpedes têm vindo a conquistar terreno nas lojas. Ao contrário das fontes tradicionais, as mais recentes são fabricadas em materiais não tóxicos, desenhadas com o objetivo de serem de fácil limpeza e enriquecer a experiência diária de hidratação do gato. As fontes estão disponíveis em diversos tamanhos, designs e preços – certamente encontrará a fonte que melhor se adapta às necessidades do animal e também do dono.

 

Regra geral, as fontes com mais qualidade são mais caras do que os simples bebedouros. A maioria das fontes requer uma instalação simples e ligação à corrente elétrica. Assim, vale bem a pena investir numa boa fonte. A seguir, apresentamos algumas das vantagens destes acessórios.

Aspeto atrativo

Como animal do deserto, o gato raramente se dirige ao bebedouro. Água em movimento, porém, é atrativa para qualquer gatinho. A curiosidade do gatinho levá-lo-á rapidamente a beber um ou dois goles da água fresquinha.

 

O clássico bebedouro, no entanto, é com frequência ignorado pelos nossos pequenos felinos. Tal é especialmente verdade quando a tigela da comida se encontra mesmo ao lado...

katzentrinkbrunnen

Frescura da água

A água em movimento na fonte oxigena-se constantemente e, dada a sua frescura, sabe melhor do que a água estagnada no bebedouro.

 

Pode também tornar um clássico bebedouro mais atrativo ao disponibilizar água fresca, renovada diariamente. Ao espalhar diversas tigelas pelo apartamento estará também a incitar o animal a beber.

Clima

O ar seco dos sistemas de aquecimento provoca danos na nossa pele e pulmões. Devido à evaporação da água, as fontes contribuem para que o ar do apartamento seja mais saudável – e melhor ainda só se estas puderem ser usadas como oportunidades para o gato da casa ingerir água! Antes de adquirir uma fonte de interior decorativa, dê um olho nas fontes especiais para gatos disponíveis no mercado. Assim, estará não só a ajudar o seu patudo como também a saúde de todos lá em casa!

Higiene

Tanto os bebedouros como as fontes só são higiénicos se forem limpos regularmente. Água estagnada e algas podem rapidamente transformar-se em riscos para a saúde dos animais e deteriorar o sabor da água... Desta perspetiva a opção mais vantajosa é o bebedouro: dependendo do material, é facilmente lavada à mão ou na máquina de lavar loiça. A limpeza das fontes é um pouco mais complicada e demorada.

Optar entre um bebedouro ou uma fonte é, sobretudo, uma questão de gosto pessoal. Particularmente durante os meses mais quentes, é essencial que o seu gato beba água em quantidade suficiente. Não se esqueça de como é simples enriquecer a experiência diária do seu patudo com o clássico bebedouro: basta trocar a água todos os dias. A presença de mais do que um bebedouro na casa é uma excelente prática. Deste modo, estará a beneficiar não só o seu pequeno felino como o ambiente em que vivem.

 

As maiores felicidades para si e para o seu companheiro de quatro patas!

Os nossos artigos mais relevantes