A influência da lua cheia nos gatos

Escrito por Jana Schubert
a influência da lua cheia nos gatos: gato a olhar para a janela

A ciência ainda não consegue explicar as alterações dos comportamentos dos gatos durante as noites de lua cheia.

Como sabemos, à noite, todos os gatos são pardos. Mas tudo muda quando a lua está cheia e ilumina o céu! Nesses dias muitos gatos têm comportamentos anormais, ou seja, miam, escondem-se, observam tudo atentamente e até copulam da melhor maneira que conseguem. Assim, muitos tutores estão certos de que a lua cheia influência o comportamento dos seus gatos. Mas o que diz a ciência sobre a influência da lua cheia nos gatos?

A influência da lua nos animais e seres humanos

O poder da lua sobre os seres vivos é uma crença antiga e comum. Por exemplo, em algumas zonas da Europa acreditava-se que nas noites de lua cheia, algumas pessoas se transformavam em lobisomens.

E ainda hoje as pessoas acreditam no poder da lua cheia, embora com consequências menos dramáticas. Por exemplo, acredita-se que a lua cheia influência a qualidade do sono. Apesar de não estar cientificamente provado que a lua tem este tipo de influência, sabemos que a lua interfere diretamente no nosso planeta, nomeadamente nos oceanos, criando marés.

A influência da lua cheia nos gatos

Apesar dos relatos sobre o comportamento dos gatos em noites de lua cheia, a verdade é que este fenómeno não mereceu, ainda, grande atenção por parte dos cientistas.

A grande exceção é a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade do Colorado. Uma equipe de investigadores desta faculdade realizou um estudo junto de consultórios de veterinários e concluiu que os gatos têm 30% mais probabilidades de se magoarem na altura da lua cheia. No entanto, este estudo não apresentou explicações para este fenómeno.

O comportamento dos gatos nas noites de lua cheia

Na verdade, ninguém sabe por que razão os gatos tendem a ser mais tendência a se magoar na altura da lua cheia. Ainda assim, existem algumas teorias. Por exemplo, os gatos podem estar mais ativos nessas noites, simplesmente porque há mais luz. De acordo com esta teoria, a lua cheia, com seu brilho e influência na gravidade, atrapalha o ritmo circadiano do gato.

O ritmo circadiano determina o comportamento dos gatos ao longo de 24 horas, ou seja, orienta os animais quanto aos momentos para descansar, comer e brincar. O ritmo circadiano determina também variações na temperatura corporal, produção de hormonas e frequência cardíaca.

Embora os gatos sejam animais domesticados, eles ainda vivem de acordo com o seu ritmo natural. Assim, é possível que sejam mais sensíveis aos ritmos lunares, o que explicaria os comportamentos anormais nos dias de lua cheia.

A influência da lua nos animais

Embora não existam muitos estudos científicos sobre a influência da lua nos gatos, a ciência confirmou que as fases da lua têm um efeito geral sobre os animais. Por exemplo, algumas espécies de insetos alteram o seu comportamento de voo de acordo com as diferentes fases da lua. Também algumas criaturas marinhas do Mar de Wadden orientam a sua vida e comportamentos pela lua. Por fim, os animais marinhos acasalam com uma frequência significativamente mais elevada nas noites de lua cheia.

Estudos indicam maior frequência de mordidelas

Em 2000, um pequeno estudo realizado na Inglaterra tinha como objetivo demonstrar a influência da lua nos animais. Para tal recolheram dados de 1997 a 1999 em relação ao número de pessoas que recorreram a serviços médicos por terem sido mordidos por animais. Os dados indicam que o número de pacientes aumenta de forma constante nos dias antes da lua cheia, atingindo o pico na altura da lua cheia, para voltarem a decrescer em seguida.

A influência da lua nos gatos: o que dizem os tutores

Todas as pessoas que gostam de gatos questionam-se sobre a validade científica das alterações observadas nos gatos durante a fase de lua cheia. No entanto, os tutores costumam referir que quer a personalidade, quer o comportamento do seu pequeno felino fica diferente nesta altura.

Os gatos ficam mais ativos

Quando a lua está no seu pleno esplendor, regra geral, os gatos tornam-se muito mais ativos. Assim, é comum ver os gatos a correrem, saltarem ou arranharem mais do que nos outros dias. Além disso, ficam mais alerta, demonstram maior interesse pelo que os rodeia e nalguns casos, podem ficar mais agressivos.

Os gatos passam a noite fora

Os gatos que podem sair de casa sozinhos costumam passar uma maior parte da noite na rua nas noites de lua cheia. Assim, é comum o gato só chegar a casa nas primeiras horas da manhã. Nalguns casos, os gatos chegam mesmo com sinais de lutas territoriais que parecem ser mais comuns nesta fase do mês.

É também mais comum ouvir miados altos nesta altura vezes, em resultado quer das lutas territoriais quer de tentativas de acasalamento. O gemido dos gatos faz lembrar um bebé a chorar, o que, naturalmente nos incomoda.

A propósito, os cães também apresentam alterações de comportamento nas noites de lua cheia. Assim, é provável que oiça, nestas noites, cães a uivar.

A influência da lua cheia nos gatos: aparecimento do cio

Tutores e pessoas que costumam observar gatos reportam que os gatos e gatas têm maior desejo sexual na altura da lua cheia. Assim, é comum haver mais acasalamentos entre gatos nestas noites e, por conseguinte, muitas gatas engravidam.

Se não pretende ter gatinhos em casa tenha cuidado com a sua gata nesses dias, fechando-a em casa se necessário. Além disso, pondere esterilizar ou castrar o seu pequeno felino.

Os gatos ficam muito comunicativos

Alguns gatos gostam mais de falar do que outros. No entanto, muitos gatos ficam particularmente conversadores na altura da lua cheia. Alguns passam grande parte do dia e da noite a miar, o que estimula outros gatos a entrar na conversa. Assim, existem vários relatos de barulhentas sinfonias de gatos em noites de lua cheia que acordam toda a vizinhança.

Cuidados a ter com o seu gato nas noites de lua cheia

Em primeiro lugar, é importante referir que nem todos os gatos são sensíveis aos encantos da lua cheia. Se for o caso do seu pequeno felino, não precisa de ter cuidados adicionais.

No entanto, se notar alterações no comportamento do seu gato nessa altura é aconselhável adotar algumas medidas. Abaixo encontra algumas dicas sobre como agir nos dias de lua cheia:

  • Dê espaço ao seu gato e não exija muito dele.
  • Se o seu gato sair à rua sozinho, examine-o quando ele chega a casa. Se verificar que ele vem ferido nessas noites, impeça que ele saia de casa.
  • Certifique-se que o seu gato tem as vacinas em dia. Se o seu pequeno felino tem tendência a entrar em disputas territoriais ou outras fale com o seu veterinário, visto que ele pode-se ferir e mesmo apanhar doenças.
  • Se os gatos não saem de casa mas ficam inquietos quando a lua está cheia, baixe as persianas e/ou corra as cortinas em casa. Muitos gatos ficam mais calmos quando deixam de ver a luz da lua.

Sugestões de produtos para gatos


Jana Schubert
Profilbild von zooplus Magazin Autorin Jana Schubert

Desde criança que sempre preferi brincar com o nosso gato persa do que com o meu ursinho de peluche. Mais tarde e depois de muita insistência, os meus pais deixaram-me adotar um cavalo. Tenho imensos momentos inesquecíveis com os meus animais de estimação, apesar de alguns momentos mais difíceis. Ainda assim, não imagino a minha vida sem eles. Os animais tocam-me de uma forma única e mesmo quando escrevo sinto a magia deles, espero que também a sintam!


Os nossos artigos mais relevantes