Equitação para adultos

O amor dos meninos pelos cavalos é muito conhecido. No entanto, a equitação não é um desporto apenas para crianças e jovens, também é muito popular entre os adultos. Ganhe coragem para andar a cavalo porque vale mesmo a pena!

Vantagens

As crianças e os jovens geralmente têm mais tempo livre para se dedicarem ao seu cavalo, mas, ainda assim, os adultos também encontram grande satisfação com um cavalo. Já que os adultos desenvolveram certas características ao longo da vida que podem ajudar muito na relação com estes animais. Por exemplo, os adultos são, regra geral, mais calmos, têm rotinas diárias mais fixas, objetivos mais concretos e também maior consciência da sua linguagem corporal. No entanto, ter um cavalo é um hobby muito dispendioso, e isso naturalmente deve ser tido em consideração.

Problemas que os adultos sentem quando se iniciam no hipismo

  • Medo: É perfeitamente normal sentir-se algo estranho e desconfortável nas primeiras aulas de equitação. No entanto, se sentir medo sempre que for montar, deve conversar com o seu instrutor. O medo que sente transmite-se ao cavalo e este pode reagir mal tornando-se perigoso.
  • Fitness/saúde: Antes de começar a montar um cavalo, os adultos devem ter em atenção alguns aspetos relacionados com a sua condição física. Por exemplo, as consequências de uma queda num adulto podem ser mais graves do que num jovem. Um adulto também sente dores nas articulações e ossos a seguir às primeiras vezes que monta um cavalo e a musculatura precisa de mais tempo para se desenvolver. Assim, muitas vezes, as dores musculares que um adulto sente parecem as piores de sempre. Por isso, é muito importante que esteja em boa forma física. Visto que andar a cavalo exige flexibilidade do cavaleiro, fazer ginástica pode ser útil.

Aulas de equitação para adultos

  • A escola de equitação adequada
    É muito importante que se sinta bem na escola de equitação que escolher. É igualmente relevante que o seu instrutor tenha experiência na formação de adultos.
  • Aulas de equitação
    Os adultos não beneficiam muito de aulas de equitação em grupo com jovens, pois, regra geral, precisam de mais acompanhamento do que os mais novos. Assim, no início, o mais aconselhado é ter aulas individuais e assim beneficiar ao máximo desta nova experiência. Em alternativa pode considerar aulas para adultos em grupos pequenos, caso a escola que escolheu ofereça esta opção.
  • Como são as aulas de equitação para adultos
  • Os adultos precisam de mais tempo do que a crianças para adquirirem a postura correta do sentar, por terem menos flexibilidade. Por isso, os adultos começam com aulas de volteio. O cavalo das aulas de iniciação deve ser escolhido de acordo com o tamanho do aluno. Deve também ter um temperamento calmo e amigável.
Os nossos artigos mais relevantes