Natal com o seu coelho

O Natal pode ser uma época difícil para os coelhos. Mas pode garantir dias de festa descansados com algumas dicas.

Não importa se é o primeiro Natal com o seu coelho ou se ele já faz parte da família há muito tempo. Neste artigo encontra dicas para um Natal relaxado para o seu orelhudo favorito.

O Natal com os nossos animais de estimação é especial

A época do Natal era supostamente uma altura de calma e contemplação. Nesta fase as pessoas e os animais estariam a relaxar e a carregar baterias para o novo ano. No entanto, a realidade é muito diferente. Na altura do Natal as pessoas andam muito ocupadas com as prendas e preparativos para as festas e os momentos de stress são inevitáveis.

Os nossos animais de estimação também sentem o stress da época. Além das temperaturas frias e os dias curtos de inverno, os nossos amigos peludos também são confrontados com as luzes e decorações coloridas de Natal, assim como com as visitas de amigos e familiares e a agitação geral da casa.

Neste Natal faça pausas mais frequentes e desfrute algum tempo com o seu coelho. Pode também mimá-lo com uma prenda. Aqui damos-lhe três ideias muito simples de pôr em prática para que o Natal com o seu coelho seja mais relaxado. Da mesma forma encontra aqui dicas simples para tornar a sua casa mais segura para o seu orelhudo.

Passar o Natal com o seu coelho: que prendas são adequadas?

As estatísticas indicam que mais de um terço dos animais de estimação recebem prendas dos seus donos no Natal. E os coelhos também gostam de prendas, pois os orelhudos gostam de novidades e de brincar.

Por exemplo, uma árvore de Natal feita por si ou bolachinhas cozinhadas em casa são prendas ideais para o seu coelho.

Uma árvore de Natal para o seu coelho

Pequenos ramos de pinheiros são o material ideal para a árvore de Natal do seu coelho. Pode amarrar os ramos com um fio e fixar o "tronco" numa caixa de sapatos ou numa tábua de madeira furada. Em seguida pode decorar a "árvore de Natal" com cenouras, maçãs ou frutas vermelhas. Para prender a decoração de Natal à arvore do seu coelho use corda de sisal.

Em casa ou no quintal, os coelhos também gostam de árvores de Natal

Bolachinas de Natal

Tal como os seus donos, também os orelhudos gostam de uma guloseima caseira na altura do Natal.

As bolachinhas de Natal para coelhos são muito fácies de fazer. Como base pode usar banana esmagada e juntar a comida favorita do seu orelhudo. Por exemplo, pode misturar cenouras picadas, ervas ou frutas secas à banana. De seguida molde as bolachinhas e leve ao forno a 60 graus. Retire quando a massa estiver bem seca.

Uma cama fofinha para os dias de frio

Se não tiver tempo para artesanato ou para cozinhar, pode surpreender o seu coelho com uma caminha nova. Assim ele terá uma novidade muito confortável no Natal. Com toda a certeza, o seu coelho vai passar os dias frios de inverno muito confortável na sua nova caminha. Os coelhos mais brincalhões vão ficar igualmente contentes com um novo acessório para a sua gaiola.

Na loja online da zooplus para roedores encontra uma grande variedade de prendas para o seu coelho em qualquer altura do ano.

Como tornar a sua casa segura para o seu coelho durante a época do Natal

Muitas famílias decoram a sua casa para o Natal com luzes e outros enfeites. Se um orelhudo fizer parte da sua família não tem que banir as decorações de Natal. No entanto, é importante tomar algumas precauções para que o seu coelho esteja em segurança.

Quais são os perigos para os coelhos?

Se o seu coelho estiver consigo durante as decorações ele vai observar atentamente tudo o que fizer. E especialmente as luzes e as decorações brilhantes da árvore de Natal atraem os olhos curiosos dos orelhudos.

Assim, tente tornar a árvore de Natal e tudo o que a rodeia o mais seguro possível para o seu coelho.

  • Certifique-se que a árvore de Natal está bem fixa. Além disso, mantenha o seu coelho debaixo de olho quando ele se aproximar dela.
  • As decorações da árvore de Natal não devem ficar ao alcance do seu coelho.
  • A neve artificial em spray é muito perigosa para qualquer animal de estimação. As bolas de vidro são igualmente perigosas. Assim, use antes decorações de materiais como palha ou madeira. Estas decorações naturais têm ainda a vantagem de serem mais resistentes e sustentáveis.
  • Há que ter cuidado também com as luzes de Natal, pois os coelhos podem resolver roer os fios. Assim, proteja os fios e não os deixe ao alcance do seu coelho.
  • Os papéis de embrulho, fitas e restos de embalagem devem ir para o lixo assim que possível. Desta forma evita que o seu coelho se engasgue.

Os coelhos podem petiscar no Natal?

Os olhos curiosos dos coelhos não se viram apenas para os fios das luzes de Natal. As guloseimas do Natal também atraem a atenção. No entanto, os coelhos não devem comer guloseimas com muita gordura ou açúcar. Além disso o chocolate está completamente proibido. Assim, o melhor é ter à mão umas bolachinhas caseiras para o mimar.

É também importante ter cuidado com as plantas decorativas, pois a Poinsétia ou Flor da Páscoa, assim como o musgo são venenosos para os coelhos.

Como fazer do Natal uma época relaxada para o meu coelho?

Se tiver muitos convidados em casa no Natal, proporcione ao seu orelhudo vários momentos de pausa. A confusão, o barulho e as brincadeiras das crianças rapidamente causam ansiedade e desconforto no seu coelho. Se possível coloque-o num local calmo da casa e não o exponha a demasiados estímulos em pouco tempo.

Prepare-se para o Natal com o seu coelho

Tornar o Natal com o meu coelho numa festa

Em primeiro lugar decore a sua casa gradualmente. Assim dá tempo ao seu coelho para entrar no espírito do Natal. Na verdade não é aconselhável decorar a casa de uma vez porque assim não dá tempo ao seu coelho de se habituar aos novos objetos. Além disso é mais difícil encontrá-lo se também ainda se estiver a habituar às vistosas decorações natalícias. Se o seu coelho se portar bem pode também dar-lhe algumas guloseimas antes de as festas começarem.

No entanto, o dono é sempre a pessoa que melhor conhece a personalidade e as necessidades do seu coelho. Assim, tente colocar-se na pele do seu orelhudo. Com toda a certeza vai descobrir uma ou outra coisa que pode fazer para garantir a segurança do seu coelho.

Além disso, em alturas mais calmas sente-se com o seu coelho e observe-o cuidadosamente. Assim passa tempo de qualidade com o seu coelho e pode aperceber-se se ele está demasiado ansioso. Desta forma o Natal com o seu coelho vai ser perfeito.

Desejamos-lhe boas festas com o seu coelhinho.

Os nossos artigos mais relevantes