Acessórios para roedores

Acessórios para roedores

Acessórios para roedores

A chegada de um novo membro à família é sinónimo de grande expectativa! É importante que ofereça ao seu pequeno roedor tudo o que este necessita desde o seu primeiro dia no novo lar; neste artigo sugerimos-lhe alguns acessórios básicos.

Gaiolas para roedores

Comecemos pelo mais essencial – uma gaiola. Esta deve ser o maior possível; por exemplo, animais pequenos como esquilos devem estar instalados em aviários com as dimensões mínimas de 1 metro de comprimento por 2 metros de altura. Também as chinchilas precisam de bastante espaço e de uma gaiola alta. Os coelhos estão confortáveis numa área de 2 metros quadrados por animal, tal como os porquinhos-da-índia. Além do mais, é possível adquirir um terrário para roedores e neste caso aconselhamos especial atenção no que toca ao tamanho e ao fornecimento de ar. Os terrários têm como vantagens a proteção contra as correntes de ar e o ruído.

Bebedouros para roedores

As tigelas constituem uma alternativa mais higiénica em relação às garrafas de água. São mais fáceis de limpar e ajudam a prevenir a acumulação de bactérias. Tanto os bebedouros como os comedouros devem ser à prova de roedores – idealmente serão feitos de cerâmica.

Acessórios para gaiolas

Todos os roedores precisam de uma gaiola sólida que lhes proporcione diversas oportunidades para as suas brincadeiras e jogos. As estruturas das gaiolas para roedores devem ser baseadas nas necessidades das diferentes espécies: as chinchilas preferem gaiolas com diversos níveis para treparem e saltarem, ao passo que os esquilos preferem trepar e dormir. E com alguma criatividade pode até mesmo transformar a gaiola dos porquinhos-da-índia, dos coelhos e dos hamsters num pequeno parque de aventura, com esconderijos e jogos!

Comida para roedores

A base da alimentação dos roedores é feno, cereais e alimentos frescos, que devem ser lavados com bastante cuidado. Porém, as preferências alimentares das várias espécies de roedores variam. São animais com digestões especialmente sensíveis e por este motivo as mudanças nutricionais devem ser feitas devagar. Ao adquirir o roedor, informe-se junto do vendedor acerca da alimentação do animal.

Caixas e gaiolas de transporte para roedores

Numa caixa ou gaiola de transporte poderá transportar o seu novo companheiro em segurança até casa ou até ao veterinário.

Não se esqueça de espreitar a secção da zooplus dedicada aos roedores!

Os nossos artigos mais relevantes

A língua dos hamsters

Os hamsters emitem vários sons que lhe podem transmitir várias mensagens, aprenda a interpretar os sons do seu hamster.