Comportamento: peixes calmos e sociáveis
Os peixes arco-íris passam a maior parte do tempo a comer e nadar, ou seja, têm uma personalidade pacífica e calma. Só na altura do acasalamento é que eles ficam mais agitados. Assim, se tem peixes arco-íris fique atento a esta fase, já que é quando as cores dos seus peixes estão mais vivas.
Viver em sociedade: quais os melhores companheiros para os peixes arco-íris?
Ao escolher outras espécies para viverem com peixes arco-íris, escolha peixes calmos e com tamanho semelhante. No entanto, os peixes arco-íris gostam particularmente da companhia de semelhantes. Assim, o mais indicado é ter várias espécies de peixes arco-íris. Dessa forma garante que os peixes estão felizes e o seu aquário vai ter imensa cor e vida.
Se escolher ter peixes de outras espécies, garanta sempre que todos comem o suficiente. Lembre-se que os peixes arco-íris adoram comer e não hesitam em roubar comida de outros companheiros.
Criação e reprodução
Reproduzir peixes arco-íris é uma tarefa muito simples para aquaristas experientes, mas também acessível a principiantes.
Em primeiro lugar, precisa de um macho e algumas fêmeas. A maior parte dos peixes desovam diariamente, no entanto, com frequência os pais comem os peixes jovens. Assim, se tiver um aquário com muitas plantas aumenta a probabilidade de sobrevivência dos peixinhos, que se podem esconder dos adultos. Em alternativa pode ter um aquário específico para a reprodução, de forma a garantir a segurança dos peixes jovens.
Se tiver várias espécies de peixes arco-íris no aquário, lembre-se que todas são compatíveis, ou seja, os peixes podem reproduzir-se independentemente da espécie. Contudo, é aconselhável evitar o cruzamento entre espécies, por questões de saúde e manutenção da pureza das espécies.