Como saber se o meu gato é macho ou fêmea?

Macho ou fêmea? Não é muito fácil determinar o sexo dos gatinhos.

As diferenças entre os genitais femininos e masculinos dos gatinhos são bastante menos óbvias do que as dos gatos adultos. Até os especialistas, como os veterinários, se podem enganar ao determinar o sexo dos gatinhos. Neste artigo explicamos-lhe como saber se o seu gato é macho ou fêmea.

O ambiente é importante

Antes de tentar saber se o seu gatinho é macho ou fêmea deve ter a certeza que estão reunidas as condições básicas para tal, pois os gatinhos são muito sensíveis. Em primeiro lugar, o animal cujo trato genital quer examinar deve estar num ambiente quente e seguro. Os gatos bebés são especialmente sensíveis ao frio. Estão, assim, dependentes do calor da mãe nos primeiros dias de vida; depois, cabe ao dono atender a esta necessidade. Para tal, deve examinar os genitais do seu gato numa zona da casa com uma temperatura agradável.

Certifique-se que o gatinho está confortável durante a examinação.

Por quanto tempo posso separar um gato da mãe?

Nunca separe um gatinho da mãe por mais de cinco, dez minutos ou pode pôr em perigo a sua saúde física e a estabilidade psicológica. Para saber se o seu gato é macho ou fêmea começe por levantar ligeiramente a cauda do animal. É natural que o gatinho reaja com estranheza, pois não gosta que lhe toquem na cauda - muito menos para lhe inspecionarem os genitais.

Saiba como proceder durante a examinação:

  • Ao acariciar a base da cauda do gatinho é provável que este levante a cauda por si só e revele a área genital.
  • Ao determinar o sexo deve ser extremamente cuidadoso e delicado. De modo a preparar o animal recomendamos que o acaricie e lhe fale com meiguice.
  • Depois, deite-o sobre uma toalha macia ou uma manta - algo confortável.
  • Se o animal mostrar resistência, volte, então, a colocá-lo junto da mãe e tente mais tarde.

Como saber se o meu gato é macho ou fêmea: o aspeto dos genitais masculinos e femininos

Quando o gatinho lhe mostrar o seu trato genital, verá dois orifícios sobrepostos. O orifício de cima é ânus e o de baixo é o órgão genital. Deste modo, se olhar atentamente para a forma do orifício inferior verá que se trata de uma pequena fenda vertical ou de um pequeno buraco. O primeiro assemelha-se a um pequeno "i" e o outro a uma espécie de dois pontos ":". Resumindo: gatinhos com um "i" são fêmeas; aqueles que têm os dois pontos são machos.

Se a diferença não for muito óbvia, há outro indicador que pode pode ajudar. Ou seja, nos machos a distância entre o ânus e o orifício do pénis é maior do que a distância entre o ânus e a vulva, nas fêmeas.

Se consegue observar uma espécie de alto ou um saco é bastante provável que se trate do escroto e, portanto, de um macho. Porém, em algumas situações os testículos podem ainda não ser visíveis nesta idade. Encontram-se no canal inguinal, não sendo identificáveis do exterior.

Como saber se o meu gato é macho ou fêmea: qual a relação entre a cor do pelo e o sexo?

Existem ainda certas características que nos podem ajudar a saber se o gatinho é macho ou fêmea. A cor do pelo, por exemplo, pode diferir de acordo com o sexo. O padrão carapaça de tartaruga, caracterizado por zonas de pelo vermelho e preto, é quase exclusiva das fêmeas. Trata-se, assim, de um traço genético dominante associado ao cromossoma X. Tanto o alelo para a cor vermelha como o alelo para o preto se encontram no cromossoma X.

As cores do pelo podem ajudar a identificar o sexo do gatinho.

Purizon Kitten - sem cereais

  • Alto teor de proteína, além de fruta, legumes e ervas selecionadas
  • Sem aromas, corantes e conservantes artificiais
  • Com cálcio adicional para o desenvolvimento correto dos ossos e dos dentes

As fêmeas têm dois cromossomas X e os machos um cromossoma X e um Y. Assim, à partida, os machos não poderão ter estas duas cores de pelo, salvo em raros casos de anomalia genética. Por outro lado, graças à sua predisposição genética, gatos com pelo totalmente vermelho são, salvo raras exceções, machos.

Macho ou fêmea, de pelo tigrado vermelho ou cinzento, com manchas pretas ou brancas, carapaça de tartaruga ou qualquer outro padrão, não importa: na zooplus desejamos-lhe uma vida cheia de alegria na companhia dos seus pequenos felinos.

Descubra a nossa loja para gatinhos e leia o nosso artigo da Magazine acerca dos cuidados a ter com um gatinho.

Os nossos artigos mais relevantes