Tornar a sua casa segura para o seu gato

katze-waschmaschine-768×512

Adormecer na máquina de lavar roupa pode ser perigoso para os gatos.

Já diz o ditado que os gatos têm sete vidas. E eles precisam delas! Os maiores perigos para os gatos estão na rua, mas mesmo dentro de casa existem riscos. Os gatos são curiosos por natureza e especialmente os gatinhos adoram fazer experiências e saltar para cima de tudo. E para tornar tudo mais complicado, os gatos não têm qualquer noção dos perigos.

No entanto, existem várias formas de tornar a sua casa mais segura para o seu gato. Vamos ver então quais são os principais perigos e como os evitar.

Cuidado com as janelas basculantes

As janelas basculantes são extremamente perigosas para os gatos, pois ao tentarem sair pela abertura podem ficar presos. A seguir ao tentarem libertar-se podem deslizar ainda mais pela fresta. Assim, um gato que fique preso na abertura da janela pode ficar com lesões no pescoço ou órgãos internos. Por fim, em situações mais graves pode causar paralisia ou mesmo a morte do seu gato.

Assim, deve colocar uma proteção em todas as janelas basculantes que tem em casa.

Na loja zooplus online podem encomendar a sua proteção para janelas e assim manter o seu gato em segurança.

Tornar a sua casa um local seguro para o seu gato: a varanda

Os gatos domésticos adoram as varandas, pois aqui podem apanhar ar fresco e deitar-se ao sol.

É muito frequente ouvir dizer que os gatos caem sempre em pé e por isso nunca se magoam. No entanto, isto é um mito. São muitos os gatos que caem mal e que por isso ficam gravemente magoados.

Assim, se a sua prioridade é manter o seu gato seguro, não se esqueça da varanda. Com efeito, existem redes para terraços e varandas muito eficazes que oferecem proteção total ao seu gato.

Caso viva num apartamento alugado e não queira fazer furos na parede existem redes cuja montagem é simples e que não precisa de ser presa à parede.

Na loja zooplus online encontra variadas redes e acessórios de acordo com as suas necessidades.

Plantas venenosas

As plantas tornam a sua casa mais bonita e aconchegante. No entanto, inúmeras plantas de interior e exterior são venenosas para os gatos. Incluindo plantas muito populares como por exemplo a Poinsétia, a Hera-do-Diabo ou a Costela-de-Adão.

Muito gatos adoram mordiscar as plantas. No entanto, eles não se limitam às folhas verdes inofensivas. Pelo contrário, também gostam de experimentar as plantas venenosas, o que pode ter consequências graves. Os sinais de envenenamento incluem o aumento da salivação, dificuldade em engolir, vómitos bem como diarreia. Além disso, os gatos podem também ficar com as pupilas dilatadas ou apresentar tremores.

Caso o seu gato apresente sinais de envenenamento não hesite, leve-o imediatamente ao veterinário.

Dê ao seu gato alternativas não venenosas

Tenha à disposição do seu gato alguns vasos com erva fresca para gatos. Dessa forma, o seu gato não ficará tentado a mordiscar as plantas venenosas. Ainda assim, a alternativa mais segura é banir as plantas venenosas de casa. Existem várias plantas inofensivas para o seu pequeno tigre que também tornam a sua casa mais bonita, como por exemplo, a Palmeira de Kentia.

Alimentos tóxicos

Não são apenas as plantas que representam um perigo para os gatos. Com efeito, alguns alimentos que nos parecem inofensivos são também venenosos para os gatos.

Por exemplo, os abacates são muito saudáveis para as pessoas. No entanto como esta fruta contém uma toxina chamada persina que é tóxica para os gatos. Esta substância pode causar falta de ar, edema bem como lesões no músculo cardíaco.

O chocolate é outro exemplo de um alimento tóxico, pois contém teobromina. Esta substância afeta o sistema nervoso e circulatório dos gatos, mas também dos cães. Em consequência da ingestão de teobromina os nossos animais de estimação podem apresentar dificuldades respiratórias.

E da mesma forma o aparentemente inofensivo cebolinho pode deixar o seu gato doente. O cebolinho, que se assemelha à erva para gatos, contém substâncias que podem destruir os glóbulos vermelhos do seu gato. Por isso, os gatos que ingiram cebolinho podem ficar anémicos e se forem não tratados podem mesmo morrer.

Armazene os alimentos de forma segura

Para proteger o seu gato o melhor é nunca deixar alimentos tóxicos onde ele os possa apanhar. Assim, o chocolate e outros devem ser armazenados na cozinha num local onde o seu pequeno tigre não pode chegar.

Perante qualquer sinal de envenenamento deve ir imediatamente com o seu gato ao veterinário.

Fontes de perigo na cozinha: a placa do fogão e o forno

Se o seu gato gosta de lhe fazer companhia enquanto cozinha, não o deixe saltar para o fogão. São muitos os gatos que já queimaram as patinhas na placa quente do fogão.

O forno quente constituiu igualmente um perigo e nunca o deve deixar saltar lá para dentro. Pois por mais que o forno quentinho pareça o lugar ideal ao seu gato é, na verdade um local perigoso onde ele se pode asfixiar.

Para evitar que o seu gato se magoe, coloque uma panela com água fria sobre a placa quente do fogão. Além disso, nunca deixe a porta do forno aberta e verifique sempre se ele não está dentro do forno antes de fechar a porta.

A máquina de lavar e de secar

Os gatos adoram aconchegar-se em buracos. Por isso, uma máquina de lavar roupa cheia é especialmente apetecível para os gatos. Infelizmente, esta escolha causou a morte a alguns gatos. É claro que um gato não tem qualquer hipótese de sobreviver se, sem querer, ligar a máquina com ele lá dentro. A máquina de secar representa igualmente um grande perigo para o seu gato.

Assim, verifique sempre se não tem um peludo dentro da máquina de lavar ou de secar antes de a ligar. Pois, é muito fácil não se aperceber que o seu gato está misturado na roupa dentro da máquina. Por isso, a melhor regra é: só tem a certeza que o seu gato não está na máquina se o vir cá fora.

Casa de banho: o perigo está na sanita

Alguns gatos acham as sanitas particularmente interessantes, seja porque a forma lhes desperta a atenção, seja porque estão à procura de água. No entanto, esta curiosidade pode ser fatal, especialmente para os gatinhos. Por serem pequenos, os gatinhos não conseguem sair da sanita e se a ajuda não chegar a tempo podem afogar-se com facilidade. Assim, nunca se esqueça de fechar a tampa da sanita. Peça às suas visitas para fazerem o mesmo.

Tornar a casa segura: outras medidas que pode tomar

  • Nunca deixe o seu gato brincar com linhas sozinho. Os gatos excitam-se facilmente e por isso no meio da brincadeira podem enrolar a linha no pescoço e estrangularem-se.
  • O ferro de engomar deve ficar a arrefecer num local que o seu gato não alcança. Desse modo, evita que ele queime o nariz.
  • Da mesma forma os medicamentos devem ficar fora do alcance das patinhas curiosas do seu gato.
  • Os gatos com mais apetite vão muitas vezes vascular o caixote do lixo à procura de comida. Assim, para que o seu gato não coma comida estragada ou tóxica, deve fechar bem a tampa do caixote.
  • Existem também gatos que gostam de comer as peliculas transparentes com que embrulhamos comida. Assim, se for o caso do seu gato, não deixe sacos de plástico ou restos de película onde ele os possa apanhar.
  • Por fim, também os cabos elétricos constituem um perigo para os gatos que gostam de os mordiscar. Este problema resolve-se facilmente com os tubos protetores.

Se seguir estas dicas vai com toda a certeza tornar a sua casa num local seguro para o seu gato. E assim, vai aumentar a probabilidade dele se manter com sete vidas por muito tempo.

Fontes:
https://www.gartenjournal.net/monstera-giftig-fuer-katzen
https://www.tierklinik.de/ratgeber/giftige-lebensmittel-fuer-hund-und-katze/schnittlauch-und-baerlauch

Os nossos artigos mais relevantes