Viajar de avião com um cão

Viajar de avião com um cão

Viajar de avião com um cão

Viajar de avião com um cão é, em alguns casos inevitável, por exemplo no caso de mudança para um novo país ou se viajar para um destino longínquo. Um voo é sinónimo de stress para o animal, confronto com um ambiente desconhecido e com um clima que não lhe é familiar. A decisão de viajarem de avião não deve ser tomada de ânimo leve! No entanto, com a preparação adequada, o voo consegue ser suportável para o animal.

Viagens aéreas com cães

O que necessita saber:

  • Algumas companhias aéreas permitem cães e gatos pequenos, isto é, entre os 5 e os 6 kg, na cabine dos passageiros. Deve informar-se atempadamente, pois tanto as dimensões máximas como o material da caixa transportadora são definidas pela companhia aérea. Em qualquer caso é imperativo que as transportadoras sejam antifuga e impermeáveis; os cestos de verga não são permitidos. Caixas transportadoras estáveis e de plástico costumam ser, de acordo com os requisitos de várias empresas, a melhor opção. Porém, não devem exceder as dimensões máximas permitidas para a bagagem de mão – 56 x 45 x 25 cm.
  • Animais que ultrapassem o peso máximo permitido só poderão viajar no porão, climatizado. Encontram-se disponíveis caixas de transporte para cães permitidas nos aviões. Esta opção tem vantagens: embora o animal não esteja ao alcance da sua vista, estas transportadoras são maiores e permitem maior liberdade de movimentos.
  • Infelizmente, não existem regras universais aplicadas por todas as companhias aéreas. Muitas destas empresas não transportam animais durante os meses quentes de verão, outras não permitem animais na cabine e outras fazem apenas o transporte de um número máximo de animais.
  • Além de tudo isto, devem ser considerados os requisitos de entrada do país de destino: será que o seu cão precisa de uma vacina especial ou de um atestado médico?

A preparação adequada antes do voo

Se achar necessário acalmar o cãozinho antes ou depois do voo pode, por exemplo, recorrer a flores de Bach. No caso dos gatos, o spray de feromonas Feliway é recomendado. Algo tão simples como forrar a gaiola com uma t-shirt usada pode ser uma excelente forma de acalmar o animal – voar é stressante para qualquer animal e um objeto ou cheiro familiar pode constituir uma enorme ajuda.

Uma enorme variedade de caixas transportadoras para cães está disponível na loja para cães da zooplus!

Os nossos artigos mais relevantes

Viajar de comboio com cão

Um pré-requisito para uma viagem de comboio agradável com o seu cão além da pontualidade é saber que o animal estará calmo.