Viajar de carro com cão em segurança

Escrito por Korinna Hovorka
Viajar de carro com cão em segurança

Viajar de carro com cão em segurança

Viajar de carro com cão em segurança: O que necessita para uma viagem segura

Aqui não está apenas em causa a segurança dos animais, mas também a dos restantes passageiros do automóvel. Mesmo um animal de pequeno porte pode correr perigo de vida caso não esteja devidamente seguro no interior do veículo. Para que tal não aconteça, estão disponíveis diversos sistemas de segurança que os donos dos animais domésticos devem utilizar.

Como transportar o meu cão de forma segura?

1. Caixas transportadoras

Especialmente indicada para cães pequenos é uma caixa transportadora de tamanho adequado, que pode ser facilmente presa com um cinto de segurança de três pontos na parte de trás do veículo. A partir de um determinado tamanho deverá ser considerada outra solução, pois, no caso de cães de grande porte, a caixa transportadora presa pode não ser suficiente para suportar o impacto.

2. Cintos de segurança para cães

A pensar nos cães de grande porte estão disponíveis arneses de segurança especiais. O seu funcionamento é simples – estes são encaixados no sistema existente do cinto de segurança. Ainda assim, o animal fica com bastante liberdade de movimentos. Se raramente usa os bancos traseiros do automóvel, pode também assegurar-se que, em caso de acidente, o animal não é atirado para a frente ao colocar uma cobertura especial pendurada nos encostos de cabeça.

3. Redes e grades de proteção auto

Quando se trata de carrinhas, os cães estão mais seguros se forem mantidos na área de carga das mesmas, separados da zona dos passageiros através de uma rede ou grade para cães. Este sistema está firmemente assente no veículo e oferece máxima liberdade de movimentos ao animal e protege simultaneamente a zona dos passageiros. De forma a proteger o cão, deve acolchoar a rede ou a grade, evitando assim que o animal se magoe caso ocorra um acidente e o inevitável impacto.

Para cada necessidade foi desenvolvido o sistema apropriado – pequenos esforços que podem fazer a diferença entre a vida e a morte no caso de um acidente, e falamos tanto dos passageiros como do seu animal de estimação.

Os nossos artigos mais relevantes

Viajar de comboio com cão

Um pré-requisito para uma viagem de comboio agradável com o seu cão além da pontualidade é saber que o animal estará calmo.