Doenças respiratórias nos coelhos This article is verified by a vet

doenças respiratórias em coelhos: veterinário examina um coelho

Exame físico a um coelho com dificuldades respiratórias

O seu coelho anda com tosse e não sabe se o deve levar ao veterinário? Não sabe bem como o ajudar com os seus problemas respiratórios? Então descubra aqui informações importante sobre as doenças respiratórias nos coelhos.

Qual a gravidade das doenças respiratórias nos coelhos?

Com o tratamento adequado as doenças respiratórias nos coelhos têm um bom prognóstico. Assim, a probabilidade de o seu coelho ter uma doença grave é baixa. No entanto, se o coelho apresentar outras doenças o prognóstico é pior, pois o sistema imunitário do animal está já enfraquecido. Outro fator que influencia o curso da doença são as condições de vida, nomeadamente se o orelhudo viver numa gaiola pequena.

Quais são os sintomas destas doenças?

As doenças respiratórias são causadas por bactérias que afetam o aparelho respiratório. Por isso, os coelhos doentes espirram e apresentam secreções nasais que podem ser de líquidas a purulentas. Geralmente os donos deparam-se com estas secreções quando escovam o seu orelhudo. Além do aparelho respiratório, estas bactérias podem também afetar os olhos, que ficam inflamados e por vezes inchados.

Quando as bactérias atingem os pulmões estes podem também ficar gravemente inflamados. Assim, entre os principais sintomas está a falta de ar e dores. Além disso podem apresentar tosse e febre alta. Regra geral os coelhos doentes sentem-se exaustos e também perdem o apetite.

Como se faz o diagnóstico das doenças respiratórias nos coelhos?

Se o seu coelho anda com tosse há uns dias ou se nota secreções nasais purulentas ou mesmo com algum sangue, deve levá-lo ao veterinário.

Se o veterinário suspeitar que o seu orelhudo tem uma infeção respiratória faz uma colheita de amostras na zona nasofaríngica e envia-as para laboratório. Segue-se um exame às orelhas com um otoscópio para determinar se estas também estão infetadas. Este exame é muito importante porque as inflamações ou infeções nos ouvidos costumam ser muito dolorosas para os coelhos.

Por fim, o veterinário usa um estetoscópio para ouvir os pulmões e verifica assim se existem danos neste órgão. Caso seja necessário pode ser realizado um raio X para ver melhor o estado dos pulmões.

Qual o tratamento para estas doenças?

Os antibióticos são os medicamentos usados para combater infeções respiratórias. No entanto, é importante realizar em primeiro lugar um teste de resistência das bactérias de forma a garantir o sucesso do tratamento.

Para aliviar a tosse ou a secreção nasal o veterinário também pode prescrever um expetorante em comprimidos. A inalação de vapor pode também ser uma ajuda preciosa para libertar as vias respiratórias de muco que se acumula em consequência da doença. Por fim, se os ouvidos e vias respiratórias estiverem inflamados, o veterinário prescreve anti-inflamatórios e analgésicos.

Quais as causas das doenças respiratórias nos coelhos?

As doenças respiratórias em coelhos são doenças contagiosas causadas por bactérias que são mais comuns no inverno.

Como é que os coelhos apanham a infeção?

Existem várias bactérias que podem infetar os coelhos. No entanto as mais comuns são:

  • Pasteurella
  • Bordetella
  • Estafilococos
  • Micoplasma

Estas bactérias circulam no ar e transmitem-se entre animais infetados. Assim, se um coelho doente espirrar, outro coelho pode inalar as gotículas que transportam as bactérias e ficar doente. As bactérias alojam-se geralmente no nariz ou na garganta. No entanto também pode descer para os pulmões, o que agrava a doença.

Prevenir o aparecimento de doenças respiratórias nos coelhos

Uma das formas mais eficazes para prevenir o aparecimento destas doenças é a vacinação. Além disso, é importante que o seu orelhudo tenha uma alimentação adequada e equilibrada. Por fim, a limpeza regular da gaiola é um aspeto essencial para evitar que o seu coelho entre em contato com bactérias nocivas.

Os nossos artigos mais relevantes
3 min

Constipação nos coelhos

Nos coelhos, os sintomas de constipação podem estar associados a várias doenças, saiba identificar se são inofensivas ou podem ser perigosas.