Gatos carapaça de tartaruga

Escrito por Bärbel Edel
Gato carapaça de tartaruga em casa. Os gatos carapaça de tartaruga têm o pelo preto e laranja.

Nestes gatos, os pelos preto e laranja formam um padrão que lembra uma tartaruga.

O que distingue os gatos carapaça de tartaruga ou tortoiseshell ou ainda simplesmente tortie é a mistura de pelos pretos e laranja. O desenho da mistura dos pelos faz lembrar a carapaça de uma tartaruga e daí a designação destes pequenos felinos. Leia o nosso artigo e saiba mais sobre estes gatos encantadores!

Quais são os gatos carapaça de tartaruga?

Os gatos com pelo preto e laranja chamam à atenção de qualquer pessoa. Em primeiro lugar é importante sublinhar que os gatos carapaça de tartaruga não constituem uma raça. Na verdade este padrão do pelo pode surgir em gatos de várias raças, independentemente do tamanho do pelo. Assim, os gatos das raças abaixo podem ser gatos carapaça de tartaruga:

Origem do nome

Como mencionado acima, a designação carapaça de tartaruga refere-se ao padrão que os pelos pretos e laranja formam. O nome tortoiseshell é a palavra em inglês que significa exatamente carapaça de tartaruga e tortie é simplesmente uma abreviação da palavra inglesa.

Gatos com padrão tabby ou tigrado no pelo também podem ser carapaça de tartaruga. Neste caso são conhecidos como torbie. Esta palavra surge da combinação de tabby com tortie. Todos os gatos tabby, e portanto, todos os torbie apresentam na testa um desenho que faz lembrar a letra M.

Focinho de um gato carapaça de tartaruga
Focinho típico de um gato carapaça de tartaruga com pelo preto e laranja.

Onde adquirir um tortie?

Os criadores não podem programar os seus gatos para terem ninhadas com gatinhos carapaça de tartaruga. Estes gatos especiais resultam exclusivamente de processos naturais. Assim, se está particularmente encantado com estes gatos dirija a sua atenção para gatos das raças mencionadas acima.

O valor que os criadores pedem por estes gatos depende da raça, não do padrão do pelo. Além disso, também os cuidados necessários com estes gatos dependem da raça visto que o padrão do pelo não tem qualquer interferência com características e necessidades físicas ou emocionais. Assim, por exemplo, um gato tricolor deve receber a alimentação adequada à sua raça.

Como surgem gatos carapaça de tartaruga?

Todas as cores, tons e padrões do pelo dos gatos baseiam-se em duas cores básicas: o preto e o vermelho. O pigmento que dá origem aos pelos pretos é a eumelanina e aos pelos vermelhos é a feomelanina.
Estes dois pigmentos surgem nos gatos em quantidades diferentes e é esta combinação que dá origem às várias cores dos gatos.

No entanto, existem outros fatores que determinam as cores do pelo. Por exemplo, existem fatores genéticos que tornam as cores mais suaves. Nesse caso, os pelos pretos tornam-se azulados e os vermelhos tornam-se cremes. Este fenómeno ocorre igualmente nos gatos carapaça de tartaruga, que apresentem a pelagem azulada e creme.

Por fim, existe também um gene, o white spotting gene, que determina o aparecimento de manchas brancas no pelo. Se este gene tiver expressão num gato carapaça de tartaruga surgem os fofinhos gatos tricolores.

Gato Maine Coon com três cores. Gatos carapaça de tartaruga e tricolores podem ser da raça Maine Coon.
Gatos da raça Maine Coon podem apresentar três cores.

Por que razão os gatos carapaça de tartaruga são fêmeas?

A grande maioria dos gatos carapaça de tartaruga são fêmeas. A explicação para este facto é simples: o gene que determina a cor do pelo encontra-se no cromossoma X, um dos cromossomas que determina o género do gato.

Qualquer animal do sexo feminino possui dois cromossomas X. Um deles é fornecido pela mãe e o outro pelo pai. Assim, em termos genéticos uma gata preto e laranja pode ser descendente de uma gata com pelo preto e de um gato com pelo laranja. Nesse caso, o gene do pelo preto é fornecido pelo cromossoma X da mãe. Já o pelo laranja é determinado pelo gene presente no cromossoma X que ela herdou do pai.

No entanto, durante o desenvolvimento dos gatinhos no útero materno ocorrem vários fenómenos relacionados com a genética. Assim, um dos dois cromossomas X pode perder expressão em diferentes partes do corpo, dando origem a manchas coloridas. Ou seja, no caso do gato carapaça de tartaruga, um dos genes da cor do pelo fica “mudo” em locais diferentes do corpo criando este padrão especial.

Por outro lado, os gatos machos possuem um cromossoma X e um cromossoma Y. Visto que o gene que determina a cor do pelo está apenas no cromossoma X, os machos só recebem informação para desenvolverem pelos de uma cor. Assim, geneticamente os gatos não têm capacidade para desenvolver padrões de pelo preto e laranja.

Síndrome de Klinefelter nos gatos

Mas para tudo existem uma exceção! Existem casos raros de gatos que apresentam dois cromossomas X e um cromossoma Y. Trata-se de uma anomalia genética chamada Síndrome de Klinefelter. Nesse caso, como o macho tem dois cromossomas X ele pode ter pelo preto e laranja. No entanto, esta anomalia provoca também infertilidade e estes gatos não conseguem procriar.

Está a pensar em trazer um pequeno felino para a família? Então, leia o nosso artigo 10 coisas que deve saber antes de adotar um gato.


Bärbel Edel

I am a journalist, love animals and have already researched the relationship between humans and dogs during my folklore studies. A few years ago I adopted a tomcat from the Munich animal shelter. Elvis was the reason to start my cat blog "Lieblingskatze" and also to deal with animals in a journalistic way. With my articles I would like to help people understand their pets better.


Os nossos artigos mais relevantes