Como proteger os cães do sol

cão a apanhar banhos de sol

O bom tempo está quase a chegar! Agora, ir passear com o cão é muito mais divertido. Mas enquanto os donos ou donas põem creme e aproveitam o sol protegendo-se com chapéus e óculos de sol, muitos cães ficam expostos ao sol sem proteção. E a pele do cão é muito sensível à radiação UV da luz solar, os raios UVA e UVB.

Os perigos

Os raios do sol não trazem apenas boa disposição, mas também podem ser perigosos e têm consequências como queimaduras solares, envelhecimento prematuro da pele e aumento do risco de cancro. Isso afeta não apenas os seres humanos, mas também nossos amigos de quatro patas: cães com pelo fino ou claro, com pele sensível, ou com nariz rosado estão particularmente em risco. Mas cães com pelo mais espesso ou mais escuro também podem ser afetados, porque pelo menos a região do nariz está desprotegida e as orelhas têm pouco pelo que, portanto, oferece pouca proteção à pele.

Como posso proteger o meu cão do sol?

Manter o cão à sombra todo o verão não é uma solução. Os amantes de animais devem, portanto, proporcionar aos seus cães a proteção solar adequada, tal como fazem consigo próprios.

  1. As zonas sensíveis do ouvido devem ser protegidas com protetores solares de alta qualidade com fator 25. Certifique-se de que não usa um protetor solar com cor, conservantes ou perfumes para evitar alergias!
  2. Não deve pôr protetor solar ou creme no sensível nariz do cão. Para este problema, a única solução é evitar a exposição ao sol. Deixe os passeios longos para o entardecer ou amanhecer!
Os nossos artigos mais relevantes

Castração de cães

A castração constitui um procedimento de rotina na medicina veterinária – mas será sempre recomendada? Qual a diferença entre castração e esterilização?

Dermatite canina

Se o seu cão se coça demasiado deve apurar-se a origem do prurido, pois isso restringe o seu bem-estar e reduz a sua qualidade de vida.