DIY: Como fazer um calendário de advento para o seu cão

Qualquer cão ficará super feliz com um calendário do Advento feito pelo dono.

Os calendários do Advento são uma das coisas mais encantadoras das semanas que antecedem o Natal: não há melhor que abrir uma janelinha e encontrar uma surpresa nova a cada dia. A construção de um calendário do Advento para o seu patudo não é uma tarefa nada difícil e é uma forma muito especial de lhe ir adoçando a espera até à grande noite de Natal.

O Advento é sinónimo da alegre expectativa que antecede o Natal, de luzes e fitas coloridas, de bolo-rei e de rabanadas. E, claro, um calendário do Advento não pode faltar, de preferência feito por si.

Por que não fazer você mesmo um calendário do Advento? Em vez de chocolates, este calendário está recheado com deliciosos snacks ou fantásticos brinquedos para o seu cão. E o patudo não será o único a ficar satisfeito com este projeto DIY, já que um calendário do Advento “caseiro” é um excelente presente para oferecer a um amigo que tenha um cão.

Material para criar o seu próprio calendário do Advento para cães

Um calendário do Advento para cães é composto por 24 sacos de papel com motivos natalícios que deve encher com diversas lembranças, pequeninas, para o seu companheiro de quatro patas. Biscoitos caseiros ou outras guloseimas para cão são indicadas para “rechear” os saquinhos. E é certo e sabido que um ou outro brinquedo não pode faltar no calendário!

Este é o material de que necessita para fazer o seu próprio calendário do Advento para cães:

  • Corda ou cordão (cerca de 1,5 m de comprimento)
  • 24 sacos de papel
  • Fita de embrulho fina
  • Etiquetas para escrever
  • 24 surpresas (snacks ou brinquedos para cão)
  • Furador
  • Tesoura
  • Caneta
As molas da roupa são uma ótima forma de prender os presentes para o seu cão à corda.

Dica: em primeiro lugar, adquira os conteúdos para o calendário do Advento

Ao comprar os presentes para o calendário do Advento, assegure-se de que os sacos de papel são grandes o suficiente para acomodar um osso ou um brinquedo maior, por exemplo. Assim, aconselhamo-lo a comprar primeiro as prendas e só depois os sacos.

Encontra sacos de papel de diferentes tamanhos e estilos à venda em papelarias, lojas de utilidades ou lojas online.

Materiais alternativos para o calendário do Advento

Pequenos sacos de tecido são uma excelente alternativa aos sacos de papel. Em vez de fita de embrulho, pode utilizar molas da roupa em ponto pequeno para fixar as prendas à corda. Por outro lado, tem sempre a hipótese de pendurar o calendário do Advento num elegante ramo.

Calendário de Advento DIY: instruções

O primeiro passo do processo é escrever os números 1 a 24 nas etiquetas. Experimente utilizar um marcador dourado para um toque extra festivo. Em alternativa, pode comprar os números já em versão autocolante.

De seguida, cole cada uma das etiquetas no saco de papel, de preferência no centro. A seguir, utilize o furador para fazer um buraco na parte superior do saco de papel. A fita de embrulho para pendurar os sacos irá, mais à frente no processo, passar através deste orifício.

A próxima fase é provavelmente a mais bonita de todo o trabalho manual de construção do calendário do Advento: encha cada um dos 24 sacos de papel com uma surpresa para o seu cão. Para os objetos mais pesados é conveniente usar dois sacos, um dentro do outro, para evitar que o papel rasgue.

Depois, corte a fita de embrulho em 24 bocados; cada qual deve ter cerca de 20 cm de comprimento. Agora sim, passe a fita através dos buracos nos sacos.

Por fim, resta-lhe encontrar o sítio ideal para pendurar a corda e prender os 24 sacos. Não coloque os sacos por ordem – misture-os! Deste modo, o calendário do Advento terá sempre um ar composto, mesmo antes do dia 24, quando já são poucos os sacos pendurados.

Recheie o calendário do Advento DIY com biscoitos para cão, por exemplo.

Kekse für den Hunde-Adventskalender zum selber basteln.
Faça você mesmo o calendário do Advento para o seu cão. Uma forma especial de lhe ir adoçando a espera até à grande noite de Natal.

Divirtam-se com o calendário do Advento

Finalizado o calendário do Advento, dono e cão podem abrir uma “janela” a cada dia, isto é, oferecer um saco novo ao animal todos os 24 dias. Por outro lado, é bastante mais divertido se combinar a entrega do presente com um jogo: pode, por exemplo, esconder o saco e deixar que o animal o procure.

O seu patudo ficará super contente quando lhe for dada autorização para abrir as prendas.

Ideias para os 24 presentes

São inúmeras as possibilidades de presentes com que pode encher os sacos de papel do seu calendário do Advento DIY. Ossos, tiras secas de roer ou salsichas secas são algumas das ideias no que toca a comida. Quanto a brinquedos, bolas ou peluches são excelentes opções. Sugerimos que vá alternando entre comida e brinquedos. E não se esqueça de verificar o prazo de validade dos snacks.

Algumas sugestões:

E por que não colocar no saco do dia 24 um presente ainda mais especial? Mime o seu patudo com uma nova e elegante coleira, por exemplo.

Subtrair os snacks à ração diária

Para finalizar, uma dica: se o seu cão tem tendência para o excesso de peso, é fundamental subtrair as guloseimas do calendário do Advento “caseiro” à ração diária habitual.

Os nossos artigos mais relevantes

Adoção de cães

Se quer adotar um cão e está à procura dum cão sem raça definida, deve dirigir-se a uma associação protetora de animais.