10 sinais de que o seu cão está feliz

10 sinais de que o seu cão está feliz

10 sinais de que o seu cão está feliz

“Como é que eu posso reconhecer se o meu querido cão está bem?”. “Como é possível eu saber se estou a fazer tudo certo e se aquilo que faço com o meu cão o faz realmente feliz?”. Estas são as perguntas que atormentam muitos donos.

A probabilidade do seu companheiro de quatro patas estar feliz é especialmente grande quando ele está entretido. É possível o cão alcançar este estado de felicidade quando o dono passa muito tempo a brincar com ele. Além disso – nunca é demais lembrar – a alimentação de qualidade proveniente de comércio especializado é crucial para o seu bem-estar físico e mental e, consequentemente, para uma boa disposição. Mas a informação mais fidedigna sobre o estado de espírito do seu patudo é fornecida pela imagem hormonal do mesmo.

Uma vez que os cães descendem do lobo, todos os quadrúpedes caninos têm um tipo de linguagem muito semelhante. O cão comunica através da linguagem corporal e de sons. Todos os cães, independentemente de terem focinho curto ou longo, cauda curta ou comprida, expressam-se da mesma maneira. No entanto, é de notar que algumas raças de cães podem já não ser reconhecidas de forma correta por outros membros da mesma espécie, nomeadamente devido à sua aparência alterada, como é o caso da cauda cortada.

Curiosamente, o cão aprendeu a rir com os humanos. Entre os lobos, é considerado um sinal de agressão mostrar os dentes. O cão atual, porém, adaptou-se de tal forma ao seu dono, que às vezes usa os dentes (como se sorrisse) como sinal de boas-vindas.

Vamos indicar-lhe alguns sinais que são muito claros sobre se o seu cão se sente bem consigo e com a vida que leva.

1) A cauda abana

Se o seu cão está feliz, ele abana a cauda da esquerda para a direita fazendo um ângulo de cerca de 120 graus. Em cães com a cauda cortada, o movimento da raiz da cauda é particularmente significativo. No caso dos patudos que têm a cauda curta, é frequente toda a parte traseira do animal movimentar ao abanar a cauda.

2) As pupilas ficam dilatadas

Quando as pupilas estão dilatadas, pode ter a certeza que o seu cão está feliz por algum motivo. Este aspeto é semelhante ao que acontece com os humanos, nos quais as pupilas ficam dilatadas quando vemos algo bonito.

É natural que a aparência geral dos olhos seja crucial: se os olhos do seu patudo estão brilhantes e vibrantes, pode ter certeza: o seu amiguinho de quatro patas está bem.

3) Abanar a cauda e “dançar”

Em geral, uma postura ligeiramente elevada, uma posição relaxada da cauda e orelhas em posição normal são indicadores de que o seu cão sente felicidade interior. Mas às vezes, os nossos patudos também expressam a sua alegria andando à volta do seu humano preferido, como se dançassem, e agitando a cauda.

4) Comportamento animado

Até pelo comportamento bem-disposto, com sinais exteriores como pular, correr em círculos, dar latidos curtos e outros, pode confirmar que seu amigo de quatro patas se diverte muito.

5) Ele convida-o para brincar

Quando o seu patudo está feliz, ele tem mais uma forma de mostrar isso: convida-o para brincarem juntos. O cão faz isso, por exemplo, pulando no ar com as pernas da frente paralelas. Deixe-se levar por esse sentimento e vá brincar com ele. Assim vai ser divertido para ambos.

Porém, tenha em atenção que o desafio final deve partir de si, como jogador mais experiente e de nível superior.

6) Ele concentra-se em si e na tarefa

Se tratar o seu cão adequadamente e fizer atividades apropriadas com ele, de modo que o cão esteja sempre entretido, o patudo estará sempre concentrado em si e na tarefa que tem de desempenhar, como forma de mostrar a sua satisfação em brincarem juntos – e no momento em si. Ele obtém uma sensação de puro prazer a partir dessa situação.

7) Ele é muito carinhoso

Naturalmente, o seu cão também está a demonstrar felicidade quando vai ao seu encontro e quer abraçar o dono.

8) Ele procura estar sempre próximo do(s) seu(s) dono(s)

Ele fica sempre por perto: ficar por perto é sinal de que o patudo está feliz. Ele mostra isso sempre que se aproxima de si ou, simplesmente, quando fica deitado ao seu lado. Estar numa posição tranquila ou a dormir ao lado do dono é um sinal claro de que o patudo está feliz.

9) Ele dá a pata

Este gesto pode ter várias interpretações. O cão pode implorar ou apaziguar utilizando, para isso, as patas. Mas, dum modo geral, também é uma forma de expressar que o patudo está feliz por estar consigo.

10) A sua reação quando o dono chega a casa

Por fim mas não menos importante, o patudo mostra bem o prazer que tem em rever o dono, quando este chega a casa. Mesmo que o dono se ausente por apenas 20 minutos, o cão vai sempre ter este sentimento de “finalmente voltaste!”. Manifesta uma alegria tão grande como se não o visse há séculos! Não deve ficar surpreendido: esta é uma prova que o dono o faz feliz e que está a fazer tudo, ou quase tudo, bem com o patudo.

Desejamos-lhe, a si e ao seu companheiro canino, muitas felicidades na vossa vida em conjunto. Pode ter a certeza que o bem-estar do seu patudo é algo que tem um efeito muito positivo também em si. Dificilmente qualquer alegria é tão contagiante quanto a do seu amado cão.

Descubra a nossa oferta em ração para cães e acessórios para cães para que o seu cão esteja sempre feliz!

Os nossos artigos mais relevantes

Adoção de cães

Se quer adotar um cão e está à procura dum cão sem raça definida, deve dirigir-se a uma associação protetora de animais.