🐱 Amigos para a vida: perfeitamente equipados de gatinho a sénior

Os gatos saudáveis ​​vivem em média de 15 a 19 anos. Um período longo cheio de momentos felizes e recordações. Mas vida de um gato também traz desafios! E dependendo da etapa de vida o seu gato tem necessidades muito diferentes.

Quanto mais souber sobre as fases da vida de um gato e os seus desejos, mais fácil será oferecer ao seu amigo de quatro patas uma vida feliz e saudável. Para isso a zooplus acompanha-o nesta aventura com dicas e conhecimentos especializados.

Gatinho
Adulto
Sénior
Etapas da vida do cão

Semanas emocionantes para os gatos e os donos: as etapas do gatinho

Gatinho

O crescimento saudável do gatinho inclui uma alimentação saudável logo após a amamentação. Para garantir que a transição do leite materno para a comida seja o mais fácil possível, os gatinhos devem receber várias pequenas refeições antes de receberem as duas refeições principais do dia e várias pequenas refeições a partir do sétimo mês.

As necessidades nutricionais dependem da raça, idade e temperamento do seu patudo. Ofereça ao seu gato uma ampla variedade de alimentos húmidos e secos para que ele não se acostume apenas com um tipo de alimento.

  • Comida
  • Equipamento básico
  • Treino e educação
  • Desenvolvimento físico/mental
  • Saúde e higiene

Crescimento: de gatinho a gato adulto em 6 fases

No primeiro ano de vida o gato passa por estas fases de crescimento:

      1ª fase: O gatinho abre os olhos, mas ainda precisa da proximidade da mãe.

      2ª fase: As primeiras semanas são marcadas pelo sono, crescimento e desenvolvimento dos dentes de leite.

      3ª fase: Após um mês, os gatinhos começam a andar e a aceitar alimentos sólidos.

      4ª fase: Até ao sexto mês, os gatos crescem sistematicamente e passam pela mudança dos dentes.

      5ª fase: Após cerca de sete meses os gatos adquirem maturidade sexual, os machos um pouco mais tarde.

      6ª fase: Após cerca de um ano, o crescimento está completo e o seu gato é adulto.

Nutrição: Como promover o desenvolvimento saudável do seu bichano

O crescimento saudável do gatinho inclui uma dieta saudável após a amamentação. Para assegurar uma transição suave do leite materno para os alimentos sólidos, os gatinhos recebem várias refeições pequenas, antes de receberem duas refeições principais a partir do sétimo mês e várias pequenas refeições.

As necessidades nutricionais dependem da raça, idade e temperamento do seu gatinho. Para que não se habitue a apenas um tipo de comida, deve dar ao seu gato tanto comida húmida, como ração e até comida caseira.

Personalidade: No primeiro ano, os gatinhos aprendem lições para toda a vida

Para além das mudanças físicas, os gatinhos passam por grandes mudanças também em termos de caráter no seu primeiro ano de vida. Da sua mãe e juntamente com os seus irmãos, os gatinhos aprendem princípios básicos importantes como hábitos de higiene e técnicas de caça. As restantes etapas de socialização ficam por sua conta, quando já estiver a viver consigo.

Para que os gatinhos possam instalar-se relaxadamente e habituar-se a diferentes situações quotidianas, deve dar aos recém-chegados a possibilidade de um sítio onde se possam esconder e deve mostrar muita paciência. A propósito, mesmo os gatos mais velhos podem ser socializados desta forma. 

Educação e treino: dicas para uma coabitação sem sobressaltos

Os gatinhos têm grandes exigências quando se instalam numa nova casa. Para além de um local para se esconderem, um gatinho necessita pelo menos do seguinte equipamento básico:

Deve tornar a sua casa segura para o seu gato logo desde o início. A casa deve estar livre de perigos, tais como plantas venenosas ou janelas basculantes sem proteção. O que também não deve faltar num lar com gatos é paciência e compreensão.

Quando se treina a ida à caixa de areia ou quando se impõem limites, o princípio mais importante do treino do gatinho é elogiar em vez de repreender - mesmo que isto seja especialmente difícil durante a puberdade do gato. Para além da educação, que é facilitada através do treino com clicker, por exemplo, a aprendizagem através da brincadeira também não deve ser negligenciada.

Cuide do seu gato adulto de acordo com a sua espécie

Gato adulto

Um gato adulto precisa de cerca de 300 gramas de comida húmida por dia. No entanto, deve adaptar este valor à idade, peso e nível de atividade do seu gato. Gatos que passam mais tempo no exterior geralmente precisam e gastam mais energia do que os típicos gatos domésticos.

Com as dicas da magazine zooplus, poderá facilmente determinar a quantidade certa de comida para o seu gato. No caso do seu gato ser castrado, aplicam-se regras especiais. A comida para gatos castrados deve oferecer muitas vitaminas e nutrientes sem conter muitas calorias.

  • Comida
  • Equipamento básico
  • Treino e educação
  • Desenvolvimento físico/mental
  • Saúde e higiene

Como manter o seu gato adulto em forma

Quer desfrutar o máximo de tempo possível com o seu gato? As pedras angulares para que o seu gato tenha uma vida longa e feliz são a atividade física, os estimulos cognitivos, muitos miminhos e uma alimentação correta.

Entre o primeiro e o sétimo ano de vida, os gatos estão no auge das suas vidas. Aproveite esta fase para descobrir diferentes desportos felinos. Por fim, relaxe num ritual a dois, para fortalecer a ligação com o seu patudo. 

Alimentação adequada à espécie para gatos adultos e castrados

Um gato adulto precisa de cerca de 300 gramas de comida húmida por dia. No entanto, deve ajustar esta indicação à idade, peso e nível de atividade do seu gato. Por exemplo, os gatos de exterior, por norma, precisam de mais energia do que os gatos exclusivamente de interior.

Com os conselhos da nossa Magazine zooplus pode facilmente determinar a quantidade certa de comida para o seu gato. Se o seu gato for esterilizado, aplicam-se regras especiais: a alimentação para gatos esterilizados deve oferecer muitas vitaminas e nutrientes sem conter demasiadas calorias.

Manter e educar um gato adulto

Se tem o seu gato desde que ele é pequeno, não são necessárias grandes mudanças para manter e treinaá-lo durante a sua vida adulta. De qualquer maneira, estas criaturas de hábitos não gostam de mudanças.

No entanto, se tiver de fazer uma grande mudança, como mudar de casa, ou se de repente tiver de treinar o seu gato de exterior a viver dentro de casa, pode ultrapassar estes desafios com os ingredientes habituais: paciência e compreensão.

Crie o perfil do seu animal de estimação e desfrute de conteúdo personalizado!

Dicas para que o seu gato passe uma velhice confortável

Gato sénior

Depois de uma vida cheia de carícias e incursões pelo bairro ou apartamento, o seu gato irá procurar um local conforável para relaxar e passar o dia. Com algumas pequenas mudanças, poderá dar ao seu gato uma velhice feliz e tranquila.

  • Comida
  • Equipamento básico
  • Treino e educação
  • Desenvolvimento físico/mental
  • Saúde e higiene

Quando é que um gato é considerado "sénior"?

Com o avançar da idade, os gatos tornam-se mais calmos e prolongam os períodos de sono. Aos dez anos de idade, o tempo começa a deixar a sua marca na aparência e na saúde do gato.

Logo que os primeiros sinais de velhice aparecem, é necessário adaptar a vida quotidiana às exigências especiais dos gatos seniores. 

Alterações físicas e cognitivas em gatos mais velhos

Estes são alguns sinais através dos quais pode reconhecer que o seu bichano está a envelhecer:

  • Tornam-se percetíveis as primeiras mudanças na pelagem sob a forma de pelos cinzentos.
  • O pelo fica emaranhado mais facilmente – a higiene não se torna mais fácil com a idade.
  • A postura já não é tão graciosa como num gato mais novo.
  • O comportamento alimentar e de consumo de água altera-se.
  • A memória e os órgãos sensoriais deterioram-se. É por isso que os gatos seniores por vezes se esquecem do treino que tiveram como gatos de interior ou andam pela rua, confusos.

As articulações e a mente do seu gato também envelhecem. Se a artrite, artrose ou demência forem detetadas precocemente, os sintomas podem muitas vezes ser aliviados. Se o seu gato não se manifestar, pode prevenir os sinais de envelhecimento com sessões de exercício físico e mental.

Uma dieta saudável para gatos seniores

Uma dieta de alta qualidade para gatos seniores ajuda-os a manterem-se saudáveis e ativos durante muito tempo.

Os alimentos adequados para gatos seniores devem ser

  • Fáceis de mastigar;
  • Adaptados às necessidades energéticas decrescentes do gato;
  • De alta qualidade;
  • De fácil digestão;
  • Sem ingredientes indefinidos

Os gatos com doenças crónicas precisam de um plano alimentar especial, que deve elaborar juntamente com o veterinário.

Como manter os gatos seniores de forma adequada à idade

Os gatos mais velhos precisam de uma coisa, acima de tudo: compreensão. Alguns podem adquirir novos caprichos, outros começam a deixar manchas de urina no chão... tudo faz parte do processo de envelhecimento.

Nesta fase, deve dar ao seu gato uma caixa de areia com a entrada rebatida, assim como uma pequena ajuda de escalada em frente ao sofá, nichos quentes, espaços de retiro silenciosos e uma tigela de comida elevada – deste modo, o seu gato sentirá o quanto o ama e poderá desfrutar tranquilamente dos seus anos crepusculares.