🐶 Problemas digestivos em cães

Os distúrbios digestivos são um problema comum nos nossos amigos de quatro patas, mas as suas causas são variadas. As informações mais importantes sobre este tópico foram compiladas abaixo para que possa identificá-las e tratá-las desde o início.

Quais são os sinais de problemas digestivos em cães?

Flatulência

Flatulência

Se o seu cão sofre de flatulência com frequência, isso pode ser um sinal de problemas digestivos. Além do mau cheiro, o seu cão também pode sofrer de desconforto ou dor por pressão.

Diarreia

Diarreia

Se o seu cão tem fezes moles ou líquidas várias vezes ao dia, está com diarreia. Com o tempo, o seu cão perde muita água e fica desidratado. Dependendo da consistência e cor das fezes, várias causas podem estar por detrás deste problema.

Constipação intestinal

Constipação intestinal

Na maioria dos casos, a constipação manifesta-se por repetidas tentativas mal-sucedidas de defecar. Às vezes, ele só consegue excretar pequenas e duras bolas de fezes - muitas vezes com dor.

Vómitos

Vómitos

Qualquer órgão é capaz de estimular o vômito no cérebro e induzi-lo no seu cão. Se o sintoma durar mais ou se o seu cão apresentar outros sinais, definitivamente deve visitar o seu médico veterinário.

Dor de estômago/endurecimento abdominal

Dor de estômago/endurecimento abdominal

A dor abdominal pode manifestar-se de diferentes formas. Os sinais mais importantes incluem perda de apetite, inquietação ou salivação. O endurecimento do abdômen é outra indicação de dor de estômago.

Exaustão

Exaustão

Se o seu amigo de quatro patas, que costuma ser tão animado, não quer brincar apesar dos vários pedidos e fica o dia todo na sua cama pode ser um sinal de exaustão.

Causas: Quais são as causas de problemas digestivos em cães?

1. Intolerância alimentar

Intolerância alimentar

Independentemente da raça, sexo ou idade - se o seu cão é alérgico a um determinado alimento, provavelmente tem uma alergia alimentar. Pelo que é importante que remover o alérgeno da comida do seu cão o mais rápido possível. Os alimentos sem proteína ou sem cererais costumam ser a escolha certa.

2. Trato digestivo sensível

Trato digestivo sensível

Muitos cães têm um estômago particularmente sensível. Neste caso, deve tentar procurar informação sobre alimentos para cães sensíveis. Uma alimentação correcta ajudará o seu patudo e protgerá o seu estômago vulnerável.

Concepfr for Life Sensitive para cães

Concept for Life

Rocco

Rocco

Briantos

Briantos

zooplus exlclusive

zooplus exclusive

3. Mudança de dieta repentina

Alguns cães toleram uma mudança repentina de comida sem problemas, enquanto outros não. Para esses cães existe o risco de problemas digestivos, como flatulência ou diarreia, por isso é aconselhável realizar a mudança da alimentação de forma controlada. Isso permite que o estômago se acostume ao novo alimento suavemente.

4. Comeu o que não devia

Dependendo do que o seu cão ingeriu, podem aparecer diferentes sinais. Se for algo estragado, ele poderá vomitar ou ter diarreia. No entanto, a situação deve melhorar no espaço de um dia.

No entanto, se o seu cão foi envenenado, dependendo da dose e do tipo de veneno, este corre o risco de sofrer de algum problema mais grave,que poderá incluir fraqueza, salivação excessiva, inquietação ou problemas circulatórios. A ingestão de corpos estranhos pode conduzir a graves consequências, como por exemplo a obstrução intestinal. Nessas emergências, cada segundo conta e deve ir ao seu médico veterinário o mais rápido possível!

5. Velocidade de ingestão

Se o seu cão come muito e de forma muito rápida o seu estômago está sobrecarregado. Certifique-se de cortar os pedaços de comida em porções mais pequenas ou utiliza um comedouro anti-voracidade.

6. Stress

Muito stress pode fazer com que o seu cão sofra de problemas digestivos devido à quantidade de hormonas libertadas no seu organismo. Cães stressados ​​são particularmente propensos a diarreia aquosa.

7. Falta de hidratação

Se o seu cão não ingerir água suficiente, os intestinos irão remover muitos líquidos provenientes da comida que ingeriu. O resultado serão excrementos muito mais grossos o que fará que o seu cão fique constipado.

8. Pouco exercício

A atividade física tem um impacto importante na digestão do cão. Quando um cão se move pouco e permanece na mesma posição por muito tempo (por exemplo, sentado ou deitado), a constipação pode ser o resultado. Os desportos caninos e as longas caminhadas são, portanto, importantes não apenas para o equilíbrio, mas também para a saúde do seu amigo de quatro patas.

9. Parasitas

Uma causa comum de problemas digestivos em cães são os parasitas do trato gastrointestinal. Além da giardia, também poderá haver lombrigas, ancilostomídeos, tricurídeos e tênias. É por isso que é aconselhável verificar as fezes do seu amigo para ver se apresentam parasitas intestinais cerca de quatro vezes por ano.

10. Infecções

Há uma variedade de doenças infecciosas, doenças metabólicas ou doenças hormonais que podem ter um impacto negativo na digestão do seu cão. Se suspeitar que o seu cão pode estar doente, consulte o seu médico veterinário o mais rápido possível.

  • Deglutição
  • Hidratação
  • Stress
  • Exercício
  • Parasitas

⚡️ As marcas recomendadas para cão:

Concept for Life
Rocco
Briantos

📰 Estes artigos da zooplus magazine podem interessar-lhe:

Diarreia nos cãesDiarreia nos cães

Infelizmente, a diarreia não é um fenómeno excecional em cães. Quase todos os cães sofrem com isso num ponto da sua vida. Mas como é que a diarreia acontece e quando precisa de se preocupar?

Ir para o artigo ►
Problemas digestivos nos cãesProblemas digestivosnos cães

Um problema bastante comum e, infelizmente, também desagradável para os nossos amigos de quatro patas são os distúrbios digestivos. Para piorar a situação, pode haver muitas causas diferentes.

Ir para o artigo ►