Problemas digestivos em gatos 🐱

Um trato gastrointestinal saudável e em bom funcionamento é algo muito importante para o seu gato. Mas sabe como identificar sinais de problemas digestivos no seu amigo de quatro patas? As informações mais importantes sobre a "digestão nos gatos" podem ser encontradas aqui:

Sintomas: Quais são os sinais de problemas digestivos em gatos?

Flatulência

Flatulência

Se o seu gato tem flatulência, geralmente ocorre ao mesmo tempo que outros problemas digestivos. Mas caso o seu gato estiver com dor, deve consultar o seu veterinário.

Diarreia

Diarreia

A diarreia em gatos pode ocorrer de forma repentina ou por um longo período de tempo (crônica). Além disso, a sua consistência pode variar. Dependendo da causa, esta pode apresentar muco ou sangue.

Constipação intestinal

Constipação intestinal

Se as fezes do seu gato não são em forma alongada, mas sim redondas e endurecidas, ele pode estar a sofrer de constipação intestinal. Os gatos afetados ocasionalmente expressam dor ou ficam inquietos ao defecar.

Vómitos

Vómitos

Se o seu gato estiver a vomitar deve ficar de olho nele. Examine o vômito para encontrar possíveis objetos estranhos ou sangue. Vomitar uma vez geralmente é inofensivo mas vómitos frequentes devem ser comunicados a um veterinário.

Dor de estômago/endurecimento abdominal

Dor de estômago/endurecimento abdominal

Não é fácil saber se um gato está com dores. Uma forte indicação de que sofre dores de estômago é se este nota sensibilidade quando lhe acaricia o estômago. Os gatos afetados também tendem a ter menos apetite.

Exaustão

Exaustão

Quase todas as doenças levam o gato à exaustão. Afinal, isso rouba-lhe força e energia. Deve portanto, prestar atenção quando o seu gato demonstra falta de vontade de brincar ou se está deitado a um canto.

Causas: Quais são as causas de problemas digestivos em gatos?

1. Intolerância Alimentar

Intolerância Alimentar

As alergias alimentares são comuns em gatos, independentemente da idade ou raça. Muitas vezes fazem com que o gato vomite ou tenha diarreia. Se o seu gato sofre de alérgias a um determinado alérgeno alimentar, tente dar-lhe uma ração especial para quem sofre deste tipo de condição. Às vezes, basta dispensar certos ingredientes da sua dieta como por exemplo, mudar para alimentos sem cereais ou monoproteicos. Se tiver dúvidas pode perguntar ao seu veterinário qual a comida mais adequada para o seu gato.

2. Trato digestivo sensível

Trato digestivo sensível

Alguns gatos tendem a ter estômagos particularmente sensíveis. Mudanças repentinas de temperatura ou de casa pordem reverter em problemas no estômago. Se o seu gato também for particularmente sensível, alimentos com ingredientes de fácil digestão podem ajudá-lo.

Concept for Life para gato

Comida saborosa

Smilla Veterinary Diet 8 x 100 g

Smilla Vet Diet

Concept for Life Veterinary Diet

Concept for Life Vet

Natural Paradise

Natural Paradise

3. Mudança de dieta repentina

A mudança de dieta deve ser feita lentamente durante um período de pelo menos oito a 10 dias. Mudar a comida muito rapidamente pode ter um efeito negativo no estômago sensível do gato.

4. Comeu o que não devia

Os gatos que vivem ao ar livre ocasionalmente comem comida estragada que cncontram nos caixotes do lixo. Embora os seus estômagos sejam mais resistentes do que o dos humanos, a deterioração pode causar problemas para os nossos amigos de quatro patas.

5. Velocidade de ingestão

Alguns gatos tendem a comer comida muito rapidamente. Isso também pode ser uma razão pela qual o seu gato pode estar constipado ou com dores de estômago. Para evitar isso, deve dividir os alimentos em proções mais pequenas ou usar um comedouro antivoracidade.

6. Stress

O stress é a principal causa de muitos problemas, incluindo aqueles relacionados com a digestão. Certifique-se de oferecer ao seu gato lugares para relaxar. Também é aconselhável fornecer-lhe um arranhador desta forma, o seu gato pode reduzir o stress e fazer algo benéfico para a sua saúde.

7. Falta de hidratação

Se o seu gato beber pouca água, as suas fezes ficarão cada vez mais espessas o que gradualmente conduz a que fique constipado. Se ao seu gato custa beber água deve encorajá-lo a beber com um bebedouro.

8. Pouco exercício

O exercício além de ajudar a manter o seu gato em forma, também é benéfico para a sua saúde. Ajuda a prevenir a obesidade e problemas digestivos. Se o seu gato não se mexe o suficiente, pode incentivá-lo a brincar com um arranhador ou com brinquedos especiais.

9. Parasitas

Parasitas intestinais, como a giárdia, lombrigas ou tênias podem desencadear problemas digestivos, como a diarreia nos gatos. Siga as recomendações do seu médico veterinário e verifique regularmente se há parasitas nas fezes do seu gato (cerca de três vezes por ano).

10. Infecções

Várias infecções bacterianas ou virais (por exemplo, FeLV, FIP) podem causar problemas digestivos no seu gato. Em caso de suspeita, deve visitar o seu médico veterinário o mais rápido possível para poder combatê-los numa fase inicial.

11. Doenças

Se o seu gato tem um distúrbio hormonal (por exemplo, tiróide hiperativa) ou uma doença metabólica (por exemplo, diabetes), isso pode afetar a sua digestão. É importante que leve o seu gato ao seu médico veterinário o mais rápido possível e assim evitar graves problemas digestivos.

  • Deglutição
  • Hidratação
  • Stress
  • Exercício
  • Parasitas

⚡️ Marcas recomendadas para gatos:

Concept for Life
Smilla
Natural Paradise

📰 Estes artigos da zooplus magazine podem interessar-lhe:

Como saber se o seu gato sente doresReconhecer a dornos gatos

Os gatos podem sofrer de dor aguda, tal como os humanos. O único problema é que os nossos amigos peludos costumam escondê-lo. Na nossa magazine saiba quais como reconhecer se o seu gato está com dores.

Ir para o artigo ►
Problemas digestivos em gatosProblemas digestivosnos gatos

A dieta dos gatos domésticos raramente se assemelha à dos seus parentes selvagens. É por isso que a mudança na comida do gato desde a sua convivência com os humanos é um dos principais motivos dos seus repetidos problemas digestivos.

Ir para o artigo ►